Reclamações no turismo aumentam 15% no primeiro semestre

Sites de reservas e companhias aéreas lideram reclamações dirigidas ao turismo. Problemas com reembolso de reservas e utilização de vouchers são queixas principais.

O número de reclamações dirigidas ao setor do Turismo registou um aumento de 15% no primeiro semestre do ano, face a 2021. Os sites de reservas e as companhias aéreas lideram o maior volume de queixas (37%).

Os principais motivos de reclamação referem-se a problemas com o reembolso de reservas e com a utilização de vouchers. eDreams, TAP e Ryanair são as marcas mais reclamadas, segundo os dados do Portal da Queixa.

Uma análise do Portal da Queixa revela que número de reclamações dirigidas ao setor do turismo está a aumentar, por isso, realça ser fundamental o consumidor estar bem informado e saber que está protegido de muitas formas.

Segundo os dados aferidos, no primeiro semestre de 2022, os consumidores portugueses registaram 2.459 reclamações no Portal da Queixa, um crescimento de 15% em comparação com o mesmo período de 2021, onde se registaram 2.136 queixas.

Entre as subcategorias do setor com o maior volume de reclamações registado este ano, estão os Sites de Reservas de Viagens (38%); as Companhias Aéreas (37%); as Agências de Viagens (8%); os Sites de Reservas de Alojamento (7%) e os Aeroportos, a ocupar uma fatia de 3% no total de queixas apurado até junho.

De referir que, nos primeiros seis meses do ano, os Hotéis e os Aeroportos foram as subcategorias com maior variação de crescimento face ao período homólogo, 142% e 121%, respetivamente.

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