PS propõe que 4º escalão pague sobretaxa de IRS até novembro
A proposta, segundo os socialistas, "permite que 50 por cento dos contribuintes deixem, de pagar a sobretaxa de IRS já em dezembro deste ano"
O PS vai propor que os contribuintes do segundo escalão de IRS deixem de pagar a sobretaxa de IRS já em dezembro próximo, tendo como contrapartida que os do quarto escalão pagam-na até novembro de 2017.
O adiamento de setembro para novembro do fim do pagamento da sobretaxa de IRS pelos contribuintes do quarto escalão (entre os 40 mil e os 80 mil euros anuais de rendimento) foi anunciado pelo vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia.
"A nossa proposta permite que 50 por cento dos contribuintes deixem, de pagar a sobretaxa de IRS já em dezembro deste ano", declarou por sua vez o presidente do PS, Carlos César.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Já João Paulo Correia disse que, compensando a antecipação do fim da sobretaxa do segundo escalão, a eliminação da sobretaxa de IRS do quarto escalão far-se-á em simultâneo com o do quinto escalão, o de rendimentos mais elevado.
Na conferência de imprensa, João Paulo Correia referiu-se também a alterações que o PS irá apresentar na especialidade sobre o adicional de Imposto Mobiliário sobre Imóveis (IMI) - mudanças que já tinham sido admitidas pelo Governo.
"O adicional de IMI vai excluir todos os imóveis que estejam afetos à atividade económica, aplicando-se em compensação uma taxa de 0,7 para imóveis que se encontrem entre os 600 e um milhão de euros", salientou o "vice" do Grupo Parlamentar socialista.
João Paulo Correia adiantou depois que em imóveis de um milhão de euros aplica-se uma taxa de um por cento.
"Os imóveis afetos a 'off-shores' terão uma taxa especial de 7,5 por cento sobre o valor que exceda os 600 mil euros de valor patrimonial", acrescentou.