Preços dos combustíveis voltam a subir pela terceira semana consecutiva
Abastecer o depósito volta a ficar mais caro, na próxima segunda-feira, pela terceira semana consecutiva. Na última quinzena de agosto, o gasóleo e a gasolina já subiram, respetivamente, 4,5 e três cêntimos por litro.
"A tendência é de subida em todos os produtos, com uma ligeira acentuação nas gasolinas", explicaram fontes do sector ao Económico. "A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços da gasolina até um cêntimo por litro, enquanto o gasóleo deverá subir meio cêntimo", adiantou outra fonte ao mesmo jornal.
A variação dos preços deve ser sentida tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das chamadas marcas brancas (geralmente, associadas a preços mais baixos.) A ligeira subida das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, assim como a desvalorização do euro face ao dólar (moeda em que é negociada a matéria-prima) justificam esta tendência.
Atualmente, o preço de referência do litro de gasolina em Portugal está nos 1,443 euros e do gasóleo nos 1,204 euros (embora as cotações variem de acordo com o nível de concorrência, oferta, procura e custos fixos dos postos de abastecimento.)
O preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal, depois dos impostos, é o sexto mais caro da União Europeia. Segundo o último relatório de Bruxelas, o gasóleo ocupa a nona posição.