Portuguesa na lista dos sub-40 do Fórum Económico Mundial

Cristina Fonseca é a primeira mulher portuguesa a entrar na lista de líderes abaixo dos 40 anos do Fórum Económico Mundial.

Portugal tem pela primeira vez uma representante feminina entre os líderes sub-40 do Fórum Económico Mundial. Cristina Fonseca está na lista de 100 novas entradas da Young Global Leaders, anunciada esta quarta-feira através de comunicado. Esta é a quarta vez em mais de 15 anos que entra um representante português nesta lista.

O fórum dos Young Global Leaders identifica os líderes mais promissores do mundo com menos de 40 anos. São aceites nesta lista pessoas que impulsionam a inovação para uma mudança positiva na sociedade civil, nas artes, na cultura, no governo ou nos negócios, salienta o comunicado de imprensa.

"É uma grande honra ser reconhecida por uma organização de prestígio como o Fórum Económico Mundial. [...] É uma excelente oportunidade fazer parte deste grupo diversificado de líderes inspiradores. Espero acelerar o impacto do meu trabalho na comunidade e promover um futuro mais inclusivo, ético e sustentável", salienta Cristina Fonseca, citada em comunicado de imprensa.

Cristina Fonseca junta-se a esta lista graças ao trabalho como empreendedora - cofundou a Talkdesk, em 2011, e também está na startup Cleverly.ai - e também como investidora - é uma das sócias da sociedade de capital de risco Indico Capital Partners.

Antes disto, Cristina Fonseca foi membro da Global Shapers, que reúne líderes locais promissores abaixo dos 30 anos.

Desde 2004, Portugal já teve outros três nomes nesta lista, como o banqueiro António Simões, o investidor Stephan Morais (Indico Capital Partners) e o empresário Rodrigo Tavares (Grupo Granito).

Na sua história, a lista de Young Global Leaders já contou com figuras como o atual presidente francês, Emmanuel Macron; a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden; e o ator norte-americano Leonardo DiCaprio.

Diogo Ferreira Nunes é jornalista do Dinheiro Vivo

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG