Nova moeda de dois euros tem "o coração de Viana"

A moeda é uma criação da artista Joana Vasconcelos, para comemorar a participação portuguesa nos jogos Olímpicos

Já está em circulação a moeda comemorativa portuguesa dos jogos Olímpicos de 2016. Intitulada "Equipa Olímpica de Portugal 2016", a nova moeda de dois euros, com um coração de filigrana de Viana, é uma homenagem à equipa portuguesa que irá participar jogos Olímpicos do Rio de janeiro, este ano.

A moeda é uma criação da artista Joana Vasconcelos, que quis reproduzir uma das suas obras mais icónicas "Coração Independente Vermelho", de 2005, para representar o "espírito nacional".

A corrente comemorativa foi posta em circulação esta terça-feira e terá uma produção limitada de 650 mil exemplares, à venda em embalagens com certificado de garantia.

Joana Vasconcelos, 42 anos, nascida em Paris, mas a residir em Lisboa e com ateliê também na capital portuguesa, tornou-se na primeira mulher e criadora mais jovem a expor algumas das suas obras no Palácio de Versalhes, em Paris, em 2012.

Representou oficialmente Portugal na Bienal de Arte de Veneza 2013, num projeto comissariado por Miguel Amado, que levou um cacilheiro transformado em obra de arte ao recinto principal da mostra internacional contemporânea.

Com Lusa

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG