Música nas redes sociais. "Estamos todos mais ou menos a ser lixados"

Na conferência anual Musexpo, que decorre em Los Angeles, a monetização em redes sociais, a ameaça da IA e a situação económica foram apontadas como grandes desafios da indústria neste momento.

A indústria da música mudou de forma dramática nos últimos anos e os pontos focais foram transferidos para plataformas de streaming e redes sociais. É aí que os utilizadores descobrem o que há de novo e o que querem ouvir - e ver ao vivo. Mas com toda a exposição que estas plataformas trouxeram a artistas que antes precisariam de uma máquina gigantesca de marketing por trás para chegarem à sua audiência, há um problema que não está resolvido: como monetizar esse novo acesso.

"O maior desafio, que me faz sentir mais incapaz de resolver, é o dos modelos de licenciamento e a monetização - ou a falta deles - em plataformas como TikTok, Facebook e outras alternativas", afirmou Kristin Graziani, presidente da editora independente Stem. A responsável falava na keynote de abertura da conferência anual Musexpo, que decorre em Los Angeles com organização da A&R Worldwide.

"Estamos todos mais ou menos a ser lixados nisso, e não me parece que alguém tenha uma grande solução para o resolver."

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