Morreu Forrest Mars Jr., o homem dos chocolates

O apelido não deixa margem para dúvidas: era um dos responsáveis pela criação do Mars. Mas também fazia comida para animais, bebidas e alimentos
Publicado a
Atualizado a

Snickerss, Bounty, Maltesers, Twix, M&M's e, finalmente, Mars. Aqui estão alguns dos muitos chocolates desenvolvidos sob as instruções de Forrest Mars Jr, que ajudou a transformar a empresa familiar que herdou num império. Empresário e filantropo, morreu na terça-feira, aos 84 anos, na sequência de um ataque cardíaco.

[twitter:758368067961270272]

"Para todos nós na Mars Incorporated, Forrest foi uma grande inspiração", disse Grant F. Reid, CEO do Gabinete do Presidente da Mars, Incorporated, citado num comunicado da empresa norte-americana. "Ele foi fundamental na construção do nosso negócio, tendo-se mantido empenhado com os princípios fundadores da empresa. Sentiremos muito a sua falta, mas as suas contribuições e o legado que ele deixa na Mars serão duradouros", garantiu.

Os chocolates serão o legado mais conhecido de Forrest E. Mars - muito por causa do apelido -, mas a empresa também produz comida para animais (Pedigree, Royal Canin e Whiskas, por exemplo), bebidas e produtos alimentares (desde sopas, a arroz ou molho de tomate).

A Mars Incorporated lembra que Forrest E. Mars e os irmãos, John e Jacqueline, herdaram um importante negócio, tendo crescido numa das maiores e mais respeitadas empresas familiares do mundo". No entanto, salienta que conseguiram aumentar as suas vendas e tornar a empresa um negócio com um volume de 35 mil milhões de dólares e com mais de 80 mil colaboradores em 78 países.

"Crente dos benefícios de uma economia global para todos", contribuiu para o desenvolvimento da empresa em todo o mundo. Ele próprio viveu na Holanda e em França para desenvolver projetos da Mars. Considerado um visionário, Forrest E. Mars e os irmãos formalizaram e publicaram os "Cinco Princípios da Mars"; que ainda hoje orientam a empresa: qualidade, mutualidade, responsabilidade, eficiência e liberdade.

Filantropo, Forrest Mars apoiou projetos de conservação ambiental e de apoio à história americana. "Um explorador que adorava partir à aventura para alguns dos lugares mais selvagens do mundo no seu navio de expedição, incluindo a navegação pela passagem do Noroeste, ao mesmo tempo que patrocinava, e muitas vezes participava, na viagem anual à Antártida para os alunos de Hotchkiss, a sua antiga escola", lembra o comunicado da empresa.

Forrest E. Mars era ainda um homem dedicado à família, tendo deixado mulher, quatro filhos, onze netos e dois bisnetos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt