Minuto Imobiliário: A importância das fontes fidedignas para comprar casa (Vídeo)

Em parceria com o Dinheiro Vivo, todas as sextas-feiras, o consultor imobiliário José Cabral, especialista no mercado residencial da Grande Lisboa e autor do blogue A House in Lisbon, lança um vídeo de cerca de 60 segundos com dicas muito práticas sobre tudo o que é importante no mercado imobiliário.

Estar bem informado é crucial para tomar decisões. E quando se trata de uma decisão como a compra de uma casa, por exemplo, quanto mais informação fidedigna tiver, melhor. Só assim evitará ser apanhado de surpresa.

Quando se pesquisa na internet, é preciso estar atento e ter alguns cuidados para não recolher informações duvidosas ou erradas.

Como saber se um site é fidedigno?

Para ter a certeza de que está a navegar num site seguro, há algumas questões a que deve estar atento.

Em primeiro lugar, repare no URL do site. É importante que confirme sempre a ligação do site. URLs mal escritos são das táticas mais comuns que para enganar pessoas a visitar os seus websites maliciosos. Nestes casos, os domínios dos sites têm nomes muito semelhantes a outros, mas com caracteres ambíguos.

Depois, deve procurar pela política de privacidade. Quando se está a navegar num website e não se sabe se é legítimo ou não, algo a verificar é a existência de uma política de privacidade. Isto porque todos os sites legítimos têm uma, uma vez que são obrigados por leis de proteção de dados a explicar como protegem e processam os dados dos utilizadores.

Além da política de privacidade, deve ainda procurar por informações de contacto. Qualquer empresa legítima divulga a sua informação de contacto. Regra geral, consiste num formulário de contacto, e-mail ou número de telefone.

Também pode verificar se o site usa o HTTPS, através de um cadeado na barra de navegação. Este é um protocolo fundamental para a troca segura de dados entre o navegador e os sites visitados. Se o cadeado lá estiver, isso quer dizer que a ligação está protegida.

Pode ainda analisar o conteúdo do site. Se perceber que existem erros ortográficos ou gramaticais ou as imagens demonstrarem uma qualidade duvidosa, é muito provável que o site não seja de confiança.

Sites fidedignos para consultar quando está à procura de casa

Para ter informação geográfica do local onde pretende comprar casa, deve optar pelos sites oficiais dos municípios. Por exemplo: www.lxi.cm-lisboa.pt ou www.mapas.cm-porto.pt.

Para saber mais sobre os serviços necessários neste processo, pode também consultar portais como www.casapronta.pt, www.justica.gov.pt ou www.eportugal.gov.pt.

Veja aqui todos os episódios Minuto Imobiliário

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG