Engenharia portuguesa apoia construção do maior telescópio do mundo

O projeto do edifício que vai prestar apoio técnico à construção do novo telescópio da ESO - Extremely Large Telescope (ELT) terá mãos portuguesas.

A empresa de engenharia portuguesa Quadrante será a responsável pelos projetos de arquitetura e pela estrutura do novo edifício de apoio à construção daquele que será o maior telescópio do mundo, projetado pelo European Southern Observatory (ESO). O telescópio, desginado Extremely Large Telescope (ETL) vai ficar estacionado no deserto do Paranal, a norte do Chile. O edifício projeto pela empresa portuguesa servirá para o tratamento e limpeza das lentes do novo telescópio.

"[Este projeto] é uma oportunidade de promovermos a engenharia portuguesa e de nos associarmos à vanguarda da investigação em astrofísica. A experiência do Grupo Quadrante é fundamental para a realização de projetos com esta envergadura, combinando a multidisciplinaridade com conhecimento, para criar valor na parceria que desenvolvemos com os nossos clientes", frisa Nuno Martins, administrador e responsável pela área de Industria e Energia do grupo Quadrante.

O observatório Extremely Large Telescope (ELT), é um dos dispositivos mais importantes da área da astronomia terrestre. Quando construído, vai permitir um avanço no conhecimento na astrofísica em áreas como o estudo detalhado de planetas extrasolares, os primeiros objetos do Universo, buracos negros supermassivos e a natureza e distribuição da matéria escura e energia escura, explica o portal oficial do Observatório Europeu.

Para além do desenvolvimento dos projetos de Engenharia, a empresa portuguesa foi também responsável pela coordenação e integração de todo o processo operacional, tendo os projetos de todas as especialidades sido desenvolvidas em BIM (Building Information Modeling). O modelo utilizado funcionará como suporte à preparação de obra pelo empreiteiro e também à futura operação do telescópio.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Ferreira Fernandes

A Europa, da gasolina lusa ao palhaço ucraniano

Estamos assim, perdidos algures entre as urnas eleitorais e o comando da televisão. As urnas estão mortas e o nosso comando não é nenhum. Mas, ao menos, em advogado de Maserati que conduz sindicalistas podíamos não ver matéria de gente rija como cornos. Matéria perigosa, sim. Em Portugal como mais a leste. Segue o relato longínquo para vermos perto.Ontem, defrontaram-se os dois candidatos a presidir a Ucrânia. Não é assunto irrelevante apesar de vivermos no outro extremo da Europa. Afinal, num canto ainda mais a leste daquele país há uma guerra civil meio instigada pelos russos - e hoje sabemos, como não sabíamos ainda há pouco, que as guerras de anteontem podem voltar.

Marisa Matias

Greta Thunberg

A Antonia estava em Estrasburgo e aproveitou para vir ao Parlamento assistir ao discurso da Greta Thunberg, que para ela é uma heroína. A menina de 7 ou 8 anos emocionou-se quando a Greta se emocionou e não descolou os olhos enquanto ela falava. Quando, no final do discurso, se passou à ronda dos grupos parlamentares, a Antonia perguntou se podia sair. Disse que tinha entendido tudo o que a Greta tinha dito, mas que lhe custava estar ali porque não percebia nada do que diziam as pessoas que estavam agora a falar. Poucos minutos antes de a Antonia ter pedido para sair, eu tinha comentado com a minha colega Jude, com quem a Antonia estava, que me envergonhava a forma como os grupos parlamentares estavam a dirigir-se a Greta.

Margarida Balseiro Lopes

O governo continua a enganar os professores

Nesta semana o Parlamento debateu as apreciações ao decreto-lei apresentado pelo governo, relativamente à contagem do tempo de carreira dos professores. Se não é novidade para este governo a contestação social, também não é o tema da contagem do tempo de carreira dos professores, que se tem vindo a tornar um dos mais flagrantes casos de incompetência política deste executivo, com o ministro Tiago Brandão Rodrigues à cabeça.