E o Carro do Ano 2019 é...

O Peugeot 508 foi eleito Carro do Ano em Portugal. O familiar da marca francesa conquista este prémio pela segunda vez e foi ainda escolhido como o melhor Executivo à venda no mercado português

O Peugeot 508 conseguiu convencer a maioria dos jurados e sai como o grande vencedor desta edição do Carro do Ano. Derrotou, na fase final, outros seis concorrentes: Audi A1, DS7 Crossback, Hyundai Kauai elétrico, Kia Ceed, Opel Grandland X e Volvo V60, sendo que, feitas as contas, foi o mais votado entre um total inicial de 23 concorrentes.

Esta é a segunda vez que este modelo da marca francesa recebe o prémio, tendo ganho o título de Carro do Ano em 2012. Um mundo de diferenças, sobretudo no design e nos conteúdos tecnológicos, separam os dois irmãos, com o 508 de 2019 a assumir-se como uma presença bastante mais marcante e desportiva em estrada do que a geração de 2012.

O anúncio aconteceu esta quinta-feira numa cerimónia de entrega de prémios que decorreu no Lisbon Secret Spot, nos Montes Claros, em Lisboa, momento em que foram ainda distinguidos os vencedores das diversas Classes do Carro do Ano, atribuído o prémio Personalidade do Ano, assim como o prémio Tecnologia e Inovação.

O Peugeot 508 acabou por merecer a preferência da maioria dos jurados na ronda de votação final onde derrotou os outros seis finalistas: Audi A1, DS7 Crossback, Hyundai Kauai elétrico, Kia Ceed, Opel Grandland X e Volvo V60.

Ao longo de quatro meses, 19 jornalistas do Júri, em representação de alguns dos mais importantes meios de comunicação social portugueses, fizeram milhares de quilómetros de testes com os 23 modelos que se apresentaram a concurso na 36ª edição deste prémio, organizado pelo Expresso e SIC Notícias.

O Peugeot 508 acabou por merecer a preferência da maioria dos jurados na ronda de votação final onde derrotou os outros seis finalistas: Audi A1, DS7 Crossback, Hyundai Kauai elétrico, Kia Ceed, Opel Grandland X e Volvo V60.

Nas notas desses testes, o júri sublinhou a arquitectura do design exterior e interior, a componente tecnológica e as sensações dinâmicas. Dados que foram decisivos para eleger o Peugeot 508 como sucessor do Seat Ibiza como Carro do Ano em Portugal.

A criação deste prémio anual tem como objetivo premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.

Para lá do Peugeot 508, o júri elegeu os melhores produtos em diferentes categorias:

· Citadino do Ano - Audi A1 1.0 TFSI 116 CV

· Familiar do Ano - Kia CEED Sportswagon 1.6 CRDi 136 CV

· Executivo do Ano - Peugeot 508 2.0 BlueHDI 160 CV

· Grande SUV do Ano - Volkswagen Touareg 3.0 TDI 231 CV

· SUV Compacto do ano - DS7 Crossback 1.6 Puretech 225 CV

· Ecológico do Ano - Hyundai Kauai EV 4x2 elétrico

Além da escolha do prémio principal, o Júri do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal distinguiu, ainda, a Personalidade do Ano na Indústria Automóvel e o prémio Tecnologia e Inovação.

PERSONALIDADE DO ANO

Artur Martins - Vice-presidente de Marketing da Kia Motors Europe

PRÉMIO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Volvo - Oncoming Lane Mitigation by Braking

O Oncoming Lane Mitigation by Braking é uma tecnologia que permite detetar veículos que se dirigem em contramão. Se a colisão não puder ser evitada, o sistema trava automaticamente e prepara os cintos de segurança para ajudar a reduzir os efeitos do impacto.

Ler mais

Exclusivos