INE confirma descida da idade da reforma em 2023

Os dados do Instituto Nacional de Estatística também deverão confirmar o corte do fator de sustentabilidade das pensões antecipadas para 14,06% (a aplicar ainda este ano).

A idade da reforma vai mesmo diminuir pela primeira vez em 2023, para os 66 anos e quatro meses, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando o que já fora indicado provisoriamente em novembro de 2021. A par da baixa da idade da reforma, os dados também deverão confirmar o corte do fator de sustentabilidade das pensões antecipadas para 14,06% (a aplicar ainda este ano).

De acordo com o INE, na análise "Tábuas de Mortalidade em Portugal", A esperança de vida aos 65 anos, no período 2019-2021, foi estimada em 19,35 anos para o total da população, o que significa um recuo de 0,35 pontos.

É com este dado que se confirma a redução da idade da reforma em 2023 e o fator de sustentabilidade a aplicar. A idade da reforma é determinada pela aplicação de uma fórmula que tem em conta a evolução da esperança média de vida aos 65 anos.

Leia mais em dinheirovivo.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG