Homem mais rico do país está internado

Américo Amorim deverá ter alta ainda hoje. Foi hospitalizado devido a uma constipação.

O empresário Américo Amorim está internado por precaução no Hospital de Gaia devido a uma constipação e deverá ter alta médica ainda hoje, confirmou fonte oficial do Grupo Amorim, líder mundial no setor da cortiça.

Segundo a fonte, Américo Amorim, de 81 anos, está internado desde terça-feira, mas a situação "não é grave".

"Foi apenas uma constipação, mas os médicos aconselharam-no a ficar no hospital de ontem [terça-feira] para hoje", explica. "Em princípio, ainda hoje deverá vir para casa", acrescenta.

No ranking de 2015 da revista Exame, Américo Amorim liderava o topo da tabela como o empresário com maior fortuna pessoal em Portugal. Essa fortuna estava então avaliada em mais de 2.484 milhões de euros.

No ranking da revista Forbes, divulgado no início deste mês, Américo Amorim aparece como o 369.º mais rico do mundo, a mesma posição de 2015, mas com uma fortuna pessoal mais baixa, dos quatro mil milhões para os 3,76 mil milhões de euros. É o primeiro português nesta lista.

Américo Amorim ofereceu, em dezembro de 2010, equipamento médico ao serviço de cardiologia do hospital onde agora está a ser tratado. O aparelho ECMO (ExtraCorporeal Membrane Oxygenation) custou 50 mil euros e foi uma espécie de agradecimento do empresário ao hospital, onde antes já estivera internado quatro dias.

Exclusivos