Governo quer atrair para Portugal fabrico de vacinas para a covid-19

Diplomacia portuguesa está a tentar trazer para Portugal a produção de vacinas para a covid-19, avança o semanário Expresso.
Publicado a
Atualizado a

O governo português está a promover as competências do país na área da indústria farmacêutica junto das multinacionais do setor para atrair para as fábricas nacionais a produção de vacinas contra o SARS-CoV-2.

Quem é o diz é o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, em declarações ao semanário Expresso. "Desde março que, em articulação interministerial - Negócios Estrangeiros, Saúde e Economia e Transição Digital -, fazemos a divulgação das competências nacionais no setor da saúde para atrair mais investimento direto estrangeiro (IDE) e estimular as exportações", diz o governante.

Já há vacinas em fase de testes em seres humanos e "em breve, surgirá o início da produção em massa", sublinha o secretário de Estado. "A procura global ultrapassará em larga medida a capacidade de produção instalada, sendo provável o recurso à subcontratação, junto de outras empresas, de parte do processo de fabrico ou da sua totalidade".

Portugal quer estar preparado para aproveitar essa oportunidade, e por isso a Autoridade do Medicamento e de Produtos de Saúde e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal estão a identificar os recursos do país que podem contribuir para esse esforço global.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt