Governo anuncia "pelo menos" uma fábrica para comboios que criará mil empregos

De acordo com o ministro das Infraestruturas, que esteve a ser ouvido esta quarta-feira num audição regimental no Parlamento, a aposta na ferrovia é "uma maneira de industrializar o país".

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, revelou esta quarta-feira que os planos do governo para a ferrovia prevê a criação de "pelo menos uma" nova fábrica para construção de comboios da CP.

O anúncio ocorreu numa audição regimental na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, na Assembleia da República, quando o governante respondia a questões do deputado do PS Hugo Costa, que referiu que a nova fábrica poderá gerar mil postos de trabalho.

De acordo com João Galamba, a aposta da ferrovia "é uma maneira de industrializar o país", notando que há iniciativas que se "traduzem em investimento".

Além da nova fábrica de comboios, o ministro das Infraestruturas referiu que há "investimentos na área de recuperação de material circulante e aquisição de novos comboios", sublinhando que "a CP vai reforçar a oferta com 117 novos comboios". Algo que será feito em simultâneo com a criação de "uma nova fábrica em Portugal".

Na mesma audição, João Galamba também mencionou que o governo está a "ultimar um pacote de medidas que iniciará um novo capítulo para os portos nacionais". Em causa está uma reforma legislativa para simplificação das regras, definir linhas estratégias, alterar o limite do prazo das concessões portuárias, promover a valorização profissional e ainda por rever o modelo de governação portuária. A atual legislação data de 1990.

Saiba mais em Dinheiro Vivo, a sua marca de economia

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG