Galp regista lucros de 420 milhões de euros no 1.º semestre

Na primeira metade do ano, a empresa liderada por Andy Brown beneficiou da subida dos preços do petróleo e das margens de refinação. EBITDA disparou 97%, para 2.114 milhões de euros.

A Galp Energia fechou o primeiro semestre de 2022 com 420 milhões de euros de lucro, um valor que compara com os 166 milhões registados no período homólogo de 2021, de acordo com as contas enviadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta segunda-feira.

A petrolífera justifica o resultado líquido com o aumento dos preços do petróleo e o negócio da refinação, considerando que as margens cresceram para 22,3 dólares por barril. Por outro lado, numa base ajustada, o lucro foi de 265 milhões de euros, enquanto, numa base contabilística (IFRS), o resultado líquido foi de 713 milhões de euros até junho. A Galp descreve uma performance operacional "robusta", com a empresa "a capturar com sucesso condições de mercado favoráveis".

Os lucros antes de juros, depreciações e amortizações (EBITDA) disparou 97%, para 2.114 milhões de euros, entre janeiro e junho. Os dados da empresa evidenciam que a melhoria da rentabilidade do negócio se deveu ao negócio da exploração e produção de petróleo e gás (upstream), que gerou um volume de vendas de 1.680 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano (mais 86%). A área industrial e de gestão de energia, a que inclui refinação) teve vendas de 285 milhões de euros, enquanto o negócio comercial contribuiu com 153 milhões de euros. A área das energias renováveis observeu um volume de negócio negativo em cinco milhões de euros.

No final de junho, o capex (indicador do investimento) da Galp era de 365 milhões de euros negativos. A empresa liderada por Andy Brown dá, ainda, conta que a dívida líquida cresceu 28%, para 2.185 milhões de euros, um valor 0,7 vezes o EBITDA.

Nos resultados semestrais enviados à CMVM, a Galp perspetiva que o preço médio do barril de petróleo seja de 90 dólares e que a margem de refinação seja de 15 dólares por barril, um valor abaixo dos 22,3 dólares agora verificados. A empresa revela também que já empregou um total de 40 milhões de euros no plano de recompra de ações próprias, até junho, quando pretende investir um total de 150 milhões nesse programa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG