Eurogrupo aprova 10,3 mil milhões de euros para a Grécia
Os ministros da zona euro acordaram hoje, em Bruxelas, disponibilizar um total de 10,3 mil milhões de euros para a Grécia, no âmbito do terceiro resgate financeiro.
Depois de 11 horas de reunião, os ministros decidiram que a primeira a tranche de 7,5 mil milhões de euros chegará ao país em junho, segundo o comunicado divulgado pelo Eurogrupo.
A Grécia poderá receber mais 2,8 mil milhões depois do verão caso cumpra os compromissos assumidos, segundo o acordo alcançado.
Na conferência de imprensa após a reunião, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem indicou que um eventual alívio da dívida grega será avaliado no final do programa de resgate, a meio de 2018.
Também o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, saudou o "acordo decisivo alcançado hoje", comentando que se tratou de "um virar de página nesta longa história", possível graças ao empenho de todos.
O comissário sublinhou que "a Grécia deu provas de responsabilidade", com a adoção de pacotes de medidas muito exigentes mas que eram absolutamente necessários, e congratulou-se por terem sido acordadas as linhas gerais com vista a um alívio da dívida grega, que classificou igualmente como "um bom acordo", só possível após "negociações difíceis tanto no plano técnico como no plano político".