Dívida pública caiu 500 milhões de euros em novembro
Dívida pública ascendia a 273,3 mil milhões de euros, no final de novembro.
A dívida pública portuguesa ascendia a 273,3 mil milhões de euros no final de novembro, menos 500 milhões de euros do que em outubro na ótica de Maastricht, a que conta para a Comissão Europeia, revelou esta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).
O supervisor da banca nacional explica que o recuo da dívida pública, em novembro, se deveu às "amortizações líquidas de títulos de dívida (-1,3 mil milhões de euros), dos empréstimos (-400 milhões de euros), de amortizações de certificados do Tesouro (-300 milhões de euros) e reduções de outros depósitos junto das administrações públicas".
Não obstante, verificaram-se emissões de certificados de aforro no valor de 1,7 mil milhões de euros. Em novembro, os certificados registaram a maior subida mensal desde 2017.
Relacionados
Quanto ao financiamento das administrações públicas, o organismo liderado por Mário Centeno contabilizou uma redução de 600 milhões de euros nos depósitos. "Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 200 milhões de euros, para 254,3 mil milhões de euros", lê-se.
De acordo com o balanço económico do governo a 31 de dezembro de 2022, a dívida pública não ficará acima dos 115% do PIB, o que permitirá a Portugal "deixar o pódio dos países mais endividados". Para 2023, o governo pretende fazer a dívida pública cair para um rácio de 110,8% do PIB.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia