Crescimento da Irlanda em 2015 revisto para... 26,3%

Números refletem a deslocalização da sede de algumas empresas para a Irlanda, onde beneficiam de baixos impostos

O gabinete central de estatísticas (CSO) da Irlanda anunciou esta terça-feira que reviu em alta o crescimento do país em 2015, passando-o de 7,8% para 26,3%, um número que causou surpresa.

De acordo com as estimativas publicadas em março, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda tinha ficado em 7,8% em 2015, impulsionado pelos setores da indústria e da construção, mas não era esperado que o CSO divulgasse agora novos números, com o crescimento a atingir um nível surpreendente.

O gabinete explicou que constatou "um aumento do número de aviões importados pela Irlanda para atividades de locação" e "um enorme aumento no capital das empresas".

Jack Allen, analista da Capital Economics, afirmou que se trata de um reflexo da deslocalização da sede de algumas empresas para a Irlanda onde beneficiam de baixos impostos.

"Somos uma economia pequena e, se conseguimos um grande aumento de ativos, é isto o que acontece", referiu Michael Connolly, um funcionário do CSO, citado pela Bloomberg, justificando que os números são "credíveis".

Segundo a Bloomberg, a notícia deixou os economistas irlandeses "sem palavras".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG