CEO da SIBS: "Temos caixas multibanco a mais"

Madalena Cascais Tomé, a CEO da SIBS espera que a redução de caixas multibanco continue. Sobre a Web Summit, diz que subiram em 20,5% os pagamentos de estrangeiros

A presidente executiva da SIBS considera que "temos caixas multibanco a mais" e que a tendência de redução do número de ATM no país "irá manter-se e poderá ser acelerada", com a maior digitalização dos pagamentos.

Mas Madalena Cascais Tomé adiantou, em entrevista ao A Vida do Dinheiro , do Dinheiro Vivo/TSF, que, "apesar desta redução de caixas multibanco, Portugal continua a ser o segundo país na Europa com mais ATM per capita e o número de movimentos nas caixas multibanco não diminuiu".

Portugal perdeu 2.400 caixas multibanco desde 2011, ano em que chegou a troika ao país e este ano foram eliminadas 220 ATM, até ao final de setembro.

A gestora garantiu que é improvável que ocorram novas falhas na rede multibanco, como a que aconteceu em agosto, que foi "um caso excecional". "Foi um componente física, não foi uma componente lógica do sistema. Depois deste incidente, toda a componente física teve uma revisão integral, e portanto, não é expectável que volte a suceder", assegurou.

Madalena Cascais Tomé apontou que a SIBS vai prosseguir com a sua estratégia de internacionalização, podendo fazer novas de empresas aquisições no exterior. "Temos alvos adicionais mas a prioridade é crescermos nos mercados onde estamos presentes e estudar oportunidades de consolidação nesses mercados", afirmou.

Web Summit: Mais 500 mil operações com cartões estrangeiros

A presidente executiva da SIBS fez "um balanço muito positivo" da Web Summit, que decorreu em Lisboa na semana passada. E indicou que, entre os dias 3 e 7 de novembro se registaram no distrito de Lisboa mais 500 mil operações de compras e levantamentos com cartões estrangeiros na Rede Multibanco e ATM Express, face ao registado em igual período do ano passado.

"O número de utilização de cartões estrangeiros - que é um bom indicador dos estrangeiros que nos visitam nesta feira - cresceram 20% face à semana homóloga de 2017″, disse.

Valores que poderão sofrer ligeiras alterações já que não abrangem ainda as transações efetuadas no último dia do evento. Partilhe esta notícia.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG