Centros de emprego. Número de desempregados inscritos cresceu 2,6% em novembro
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego ascendia 296.723 no final de novembro, mais 2,6% do que em outubro, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Observando os dados do IEFP contam-se hoje mais 7 598 pessoas desempregadas, sendo que novembro foi o quarto mês consecutivo em que o número de inscritos nos centros de emprego subiu percentualmente na variação em cadeia: 0,7% em outubro; 1,6% em setembro; 1,9% em agosto. Além disso, a subida percentual no número de desempregados inscritos nos centros de emprego em novembro é a maior registada este ano.
Não obstante, em termos homólogos, o número de inscritos no IEFP corresponde a menos 14,2% face a novembro de 2021. Ou seja, na comparação com os dados de há um ano, contam-se hoje menos 49 161 pessoas desempregadas inscritas nos centros de emprego.
"Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2021, na variação absoluta, contribuíram, com destaque" a situação das pessoas com idade igual ou superior a 25 anos (-44 018), bem como os cidadãos que "que procuram novo emprego (-45 681) e os inscritos há 12 meses ou mais (-50 516)", de acordo com a informação disponibilizada pelo IEFP.
José Varela Rodrigues é jornalista do Dinheiro Vivo.