Carro do Ano 2019 – Já há finalistas

A escolha está feita. De 23 sobram 7, sete candidatos que vão agora lutar pelo título de Carro do Ano 2019 em Portugal. Pela primeira vez há um elétrico entre os finalistas.

O júri, composto por 19 jornalistas em representação dos principais Órgãos de Comunicação Social, terminou a longa fase de testes dos 23 candidatos e escolheu esta segunda-feira os sete candidatos que vão continuar na corrida para suceder ao Seat Ibiza como Carro do Ano em Portugal.

Por ordem alfabética, os sete finalistas do Essilor Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2019 são: Audi A1; DS7 Crossback; Hyundai Kauai Eletric; Kia Ceed; Opel Grandland X; Peugeot 508 e Volvo V60.

A lista reflete algumas tendências do mercado. Dos sete, três são SUV - DS7 Crossback, Opel Grandland X e Hyundai Kauai elétrico -, uma classe que tem registado subida consistente nas tabelas de vendas nos últimos anos. O outro sinal é a presença nesta lista, pela primeira vez, de um veículo elétrico puro, o Hyundai Kauai Electric.

O modelo premiado, saído deste grupo de finalistas, receberá proximamente o título de "Carro do Ano 2019", numa cerimónia que vai ainda premiar os melhores produtos, à venda no mercado português, nas categorias de citadino, familiar, executivo, grande SUV, SUV compacto e ecológico.

Este ano, o público teve uma palavra a dizer na escolha dos finalistas. O voto do público foi presencial, durante a exposição dos 23 candidatos no Campo Pequeno no final de janeiro. Aí, através de uma plataforma digital, os visitantes escolheram o que consideravam ser o melhor carro entre os modelos expostos e essa escolha entrou nas contas da lista hoje publicada.

Agora é só esperar pelo final do mês, para conhecer o Carro do Ano 2019 em Portugal. A cerimónia está marcada para 27 de fevereiro.

Exclusivos