Beluga XL: O super avião

O novo avião da Airbus vai ser muito maior do que todos os restantes da frota existente e vai servir de transporte para peças e seções de outras aeronaves da empresa

O Beluga era até agora o maior avião da frota da Airbus. Porém, a empresa sentiu necessidade de ter uma aeronave maior para transportar outras naves da frota. Assim nasce o Beluga XL.

Lançado em novembro de 2014, este avião tem 63 metros de comprimento, 60 de envergadura, 18,9 metros de altura, uma largura de fuselagem de 8,8 e um elevador de carga com capacidade para seis toneladas. A ideia é que haja cinco Belugas XL a funcionar depois de 2019.

Com motor Rolls-Royce Trent 700, o modelo está quase concluído. Agora, para além de pormenores de acabamento, o aparelho irá sofrer uma bateria de testes. O primeiro voo irá acontecer este verão.

O Beluga XL será um supertransportador capaz de transportar asas e outras partes de naves de produção da empresa em toda a Europa, e as linhas finais de montagem em França, Alemanha e Espanha.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG