Banco de Portugal divulga lista dos grandes devedores da banca

Informação contida no relatório é anónima, permitindo apenas saber quanto perderam os bancos nos últimos 12 anos.

O Banco de Portugal revelou esta terça-feira a lista dos grandes devedores da banca. O relatório, publicado no site da instituição, mostra quanto perderam nos últimos 12 anos os oito bancos que recorreram à ajuda do Estado.

A informação é anónima, estando identificados os bancos mas não os clientes. Estes são identificados no relatório através de um código numérico, sendo que a cada devedor foi atribuído o mesmo código em todos os bancos. Cada código diz respeito a um grupo económico, que pode incluir mais do que uma empresa.

O Banco de Portugal explica que a informação se baseia em dados "da exclusiva responsabilidade" dos bancos, e adiciona informação ao relatório que a instituição já tinha divulgado no passado dia 23 de maio.

A publicação dos números, esclarece ainda o supervisor da banca, resulta de "um diálogo construtivo" entre o Banco de Portugal e os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças.

Para cada banco, e por data de referência, o BdP disponibiliza uma tabela com "as grandes posições financeiras, incluindo créditos e participações societárias".

Leia as atualizações a esta notícia AQUI

Exclusivos