iPhone 7 é tudo aquilo que já se sabia que iria ser. Em preto polido

Apresentação das novidades da Apple: iPhone7, Apple Watch Series 2, iOS10 - confirmaram-se todos os rumores, pelo que novidades não foram muitas

A Apple fez esta quarta-feira, em São Francisco, a apresentação da nova geração do iPhone, o 7, bem como do novo Apple Watch e do sistema operativo iOS10. Confirmou todos os rumores que já circulavam na internet nos últimos meses - incluindo o mais temido por muitos fãs da marca: o desaparecimento da entrada de headphones.

"Coragem". Foi como Phil Schiller, o vice-presidente da Apple, para o marketing classificou a decisão da marca da maçã de retirar a tradicional entrada de headphones do novo iPhone. Isto porque, justificou, a Apple quer um "futuro sem fios" - e para isso vai vender uns novos fones que vão custar, nos EUA, 159 dólares.

A alternativa para usar os fones tradicionais será usar um adaptador que permitirá ligar à porta de dados (e de carregamento) Lightning - ATUALIZAÇÃO: o adaptador virá incluído com o telefone.

De resto, o novo iPhone vem com o dobro de memória interna do seu antecessor - modelos de 32Gb, 128Gb e 256Gb -, o dobro da velocidade de processamento, câmara de 12 megapíxeis com estabilizador ótico e novo software de processamento de imagem e será resistente à água.

Outra confirmação do que já se suspeitava: o iPhone 7 Plus vem equipado com duas câmaras, cada uma com uma lente diferente, que permitem fazer zoom ótico e efeitos de profundidade de campo nas fotografias.

A câmara do iPhone 7 foi mesmo apresentada como "a mais sofisticada alguma vez instalada num smartphone".

A característica mais sublinhada, no entanto, foi o acabamento negro polido do exterior - o Jet Black. Haverá ainda a opção em negro baço, a que a Apple chama, simplesmente, Black.

A segunda série do Apple Watch, ainda que exteriormente semelhante à original, passa a ser totalmente à prova de água, pelo que se torna um acessório utilizável para medir a atividade no mar ou na piscina. Também tem agora GPS integrado, pelo que já não obriga a levar o telefone durante uma corrida.

O Apple fez ainda uma parceria com a Nike pelo que haverá um modelo do Watch vocacionado para os desportistas e com ligação à comunidade virtual Nike.

Praticamente tudo o que foi mostrado já era esperado (ler aqui). Houve no entanto um rumor que não se confirmou. Falava-se na possibilidade de ser mostrada uma caneta eletrónica semelhante à que a Microsoft usa nos seus 2 em 1 Surface, o que não aconteceu. Também era expectável a apresentação de um redesign dos portáteis Macintosh, mas estes mal foram referidos.

Leia o "filme" da apresentação

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG