Dinheiro
06 dezembro 2022 às 13h55

Tripulantes da TAP aprovam mais cinco dias de greve em janeiro

Os trabalhadores da transportadora aérea, que irão iniciar uma greve esta semana nos dias 8 e 9, deram luz verde ao prolongamento dos protestos com mais dias de paralisação em janeiro. Em causa está o descontentamento com a proposta do novo Acordos de Empresa (AE) apresentado pela TAP.

As greves na TAP estão para durar e o braço de ferro entre os tripulantes e a direção também. Os associados do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aprovaram, esta manhã, em assembleia-geral, a marcação de mais cinco dias de paralisação no próximo mês. Depois de darem luz verde à concretização do protesto já anunciado para esta semana, nos dias oito e nove de dezembro, os trabalhadores votaram positivamente a proposta da direção para realizar "um mínimo de cinco dias de greve a realizar até dia 31 de janeiro em datas definidas pela direção" e que serão comunicadas aos associados "24 horas antes da entrada do pré-aviso de greve".

A assembleia-geral marcada para esta terça-feira, 6, tinha como propósito inicial avaliar as negociações com a TAP durante as últimas semanas, depois de ter sido enviado o pré-aviso de greve aprovado em novembro. Mas as conversações entre as duas partes não chegaram a bom porto e a TAP anunciou, a 21 de novembro, não ter conseguido chegar a um entendimento com os trabalhadores. "Apesar de todos os esforços da companhia para evitar esta greve, não foi possível chegar a um acordo com o sindicato que representa estes profissionais, ainda que se tenha conseguido alcançar entendimentos sobre várias matérias", referiu a transportadora na altura.

Para saber mais clique aqui: https://www.dinheirovivo.pt

Tópicos: Empresas, TAP