O valor médio de uma loja rondará os 50 mil euros - para a aquisição das máquinas, a que acresce o valor para obras de adaptação necessárias para uma lavandaria self-service. Coisas como a rede de águas, quadro elétrico, etc., isso estará sempre a cargo do proprietário e custa, em média, segundo revela Gianluca Falchi, 20 mil euros.
"Os 50 mil euros são o nosso negócio", afirma o responsável. É a venda das máquinas. E apenas isso. O que também dá uma segurança ao franchisado, dado que sabe que não terá mais custos. E que, a partir do momento em que abre portas, começa a faturar e a amortizar o investimento feito. E se o retorno do investimento demora cerca de três anos a ser alcançado, já os lucros são muito mais rápidos: cerca de dois a três meses. Isto porque, depois do investimento inicial, os custos associados à gestão operacional do negócio são muito poucos. Os custos principais acabam por ser a amortização da aquisição das máquinas, a renda do espaço (caso este seja arrendado) e os custos variáveis (água, eletricidade, detergente).