Água com ozono. Startup portuguesa cria equipamentos que eliminam em 98% o novo coronavírus

Gerador portátil, cabines e túneis de desinfeção para empresas eliminam 98% do novo coronavírus em poucos segundos e sem causar contaminação. Autoeuropa é um dos clientes nacionais.
Publicado a
Atualizado a

Combater todos os dias a covid-19 é o propósito da Safeway. Nascida no início deste ano, esta startup portuguesa desenvolveu geradores portáteis, cabines e túneis de desinfeção que eliminam em 98% o novo coronavírus. Através de água misturada com ozono, é possível desinfetar todas as superfícies sem risco de contaminação.

Os geradores portáteis são os mais vendidos e ajudam na desinfeção de escritórios, hotéis e restaurantes. Numa caixa preta ligada à corrente, com mais de 4 quilos, entra ar do exterior e sai ozono limpo de bactérias. "É uma solução melhor do que as luzes ultravioleta, que não conseguem desinfetar o que está atrás dos móveis", justifica Diogo Mocho, cofundador.

A Autoeuropa é um dos principais clientes nacionais: "O gerador fica a trabalhar durante a noite nos escritórios e garante que na manhã seguinte os trabalhadores entrarão num lugar completamente seguro".

Nos hotéis, "em vez de esperarem uma noite para deixar o quarto apanhar ar, é possível fazer uma rotação tão próxima como antes da pandemia". Nos restaurantes, este equipamento "pode limpar o ar entre o almoço e o jantar".

As cabines e túneis de desinfeção foram criados sobretudo para grandes empresas e eventos, respetivamente. Instaladas à porta de edifícios, espaços de exposições ou complexos desportivos, estas soluções recorrem a vaporizadores de água com ozono, produzida através um processo de eletrólise.

A desinfeção ocorre em 15 segundos e a roupa não fica molhada. Cada cabine desinfeta uma pessoa de cada vez; com os túneis, três utilizadores ficam livres do vírus de uma só assentada.

Apesar de boa parte das peças vir da China, a montagem final é assegurada numa unidade em Santa Iria da Azóia. De momento, são produzidas 1000 unidades por mês, mas há capacidade para triplicar o número se for necessário.

Em Portugal, os equipamentos são vendidos através da Altice Empresas e a SGS assegura a formação necessária para utilizar os equipamentos. A Safeway conta ainda com uma equipa de 10 pessoas.

Além do mercado doméstico, já é possível encontrar os produtos desta startup portuguesa em países como Reino Unido, Suíça, Canadá e Dubai.

A Safeway nasceu por iniciativa dos investidores portugueses Olisipo Way, Tocha e José Serra. "Em janeiro, fevereiro, quando fomos confrontados com a possibilidade de uma pandemia, o Tocha, com as suas ligações à China, já estava muito a par do que lá se passava. Pensámos então que isto iria afetar a economia e que iria restringir a liberdade de movimento."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt