Teresa Portela apura-se para a final de K1 200

A canoísta portuguesa foi segunda classificada na sua série e este sábado vai lutar por um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio. "Já não fazia uma prova assim há muitos anos", assumiu.

A portuguesa Teresa Portela apurou-se esta sexta-feira para a final de K1 200 metros dos Mundiais de canoagem, que decorrem em Szeged, na Hungria, e vai discutir este sábado uma das cinco vagas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

A atleta portuguesa, que teve um dos seus melhores desempenhos na distância dos últimos anos, cumpriu a prova em 39,31 segundos, ficando em segundo lugar, a apenas 49 centésimos da campeã olímpica e mundial, a neozelandesa Lisa Carrington, a vencedora da série.

Em terceiro lugar, a 74 centésimos da primeira, ficou a dinamarquesa Ema Aastrand Jorgensen, atleta com medalhas olímpicas, mundiais e europeias, que conquistou o ouro nos Jogos Europeus deste ano.

Teresa Portela disputa a regata das medalhas no sábado, às 10.33 horas (hora de Lisboa), sendo que à tarde participa na meia-final de K4 500 com Joana Vasconcelos, Francisca Laia e Francisca Carvalho.

"Já não fazia uma prova assim há muitos anos. Mesmo tendo sido finalista dos Jogos. É algo que nunca tinha feito. Vou recordá-la. No sábado, na final, vai estar vento contra, mas espero que seja justo e espero mais uma vez estar bem", disse Teresa Portela, que espera conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos. "É tarefa complicada, pois é só para as cinco primeiras. Mas agora é mais possível", assumiu.

Exclusivos