Ténis. Sofia Kenin conquista primeiro título do 'Grand Slam'

A tenista norte-americana Sofia Kenin venceu a espanhola Garbiñe Muguruza na final do Open da Austrália, primeiro 'major' da temporada, para conquistar o seu primeiro título do 'Grand Slam', em Melbourne Park.

A disputar a sua primeira final de um 'major', a jovem norte-americana, de 21 anos, levou de vencida a campeã de dois torneios do 'Grand Slam', Roland Garros em 2016 e Wimbledon em 2017, pelos parciais de 4-6, 6-2 e 6-2, em duas horas e três minutos.

Apesar de Muguruza ter entrado melhor na Rod Laver Arena e de ter vencido o primeiro parcial, Kenin, que ocupa para já o 15.º lugar do 'ranking' WTA, não se mostrou intimidada e procurou explorar mais o 'court', fechando assim mais pontos e criando maiores dificuldades à adversária.

Graças à atitude mais agressiva, a norte-americana aproveitou cinco dos seis pontos de 'break' que dispôs e, com 28 'winners' contra 23 erros não forçados, tornou-se na mais jovem tenista a vencer o Open da Austrália desde a russa Maria Sharapova, em 2008, com 20 anos.

"O meu sonho finalmente tornou-se realidade. Nem consigo descrever a emoção. Trabalhei muito para isto e sinto-me tão agradecida por estar aqui. Os sonhos podem tornar-se realidade", afirmou em 'court' Sofia Kenin, frisando ter vivido "as duas melhores semanas" da sua vida em Melbourne.

Já Garbiñe Muguruza, que registou 32 'winners', 45 erros não forçados e oito duplas faltas, a última inclusive para entregar o título à norte-americana, não conseguiu esconder o seu desapontamento, depois de só ter concretizado dois dos 12 'break points' que dispôs.

"Ela fez um encontro incrível e um torneio incrível. Vamos vê-la a jogar, de certeza, mais finais como esta no futuro", sublinhou a espanhola, agradecendo ainda à sua equipa técnica, liderada pela antiga campeã do 'Grand Slam', Conchita Martinez.

Graças ao triunfo no Open da Austrália, Sofia Kenin vai subir ao sétimo posto do 'ranking' WTA, enquanto Muguruza, antiga número um mundial, irá ascender à 16.ª posição na mesma hierarquia.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG