Desportos
14 fevereiro 2019 às 12h31

Mais uma competição com selo FPF: Taça Revelação

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta quinta-feira a criação da Taça Revelação, para as equipas do campeonato de sub-23, que vai arrancar nos quartos de final, a partir de maio.

DN/Lusa

"Esta prova é direcionada aos clubes que participam na Liga Revelação e tem um objetivo fundamental, de permitir que os jogadores até aos 23 anos tenham mais oportunidades de competir", revelou esta quinta-feira a FPF.

Os quartos de final vão contar com as seis equipas que disputam até início de maio os playoffs de apuramento do campeão na Liga Revelação (Rio Ave, Estoril Praia, Sporting, Desportivo das Aves, Benfica e Sporting de Braga) e com as duas primeiras dos playoffs de despromoção.

Os dois primeiros do campeonato vão defrontar os primeiros da zona de manutenção, enquanto os terceiro e quarto classificados vão enfrentar os sexto e quinto, respetivamente.

Esta eliminatória está marcada para 04 de maio, depois de terminar a Liga Revelação, cujas fases finais decorre entre 23 de fevereiro e 1 de maio. As meias-finais vão ser disputadas a 7 de maio e a final quatro dias depois.

Em comunicado, a FPF destacou a criação do campeonato de sub-23 "como forma de potenciar os jogadores jovens e facilitar a transição entre os escalões de formação e os seniores".

Na fase regular, os clubes utilizaram 549 jogadores, à média de 39 por equipa, e 344 dos quais portugueses, num total de 63%, sendo os restantes 205 provenientes de 38 países.