Síndrome de Down. Portugueses perdem 2.º jogo com campeões do mundo de futsal, mas seguem líderes

Portugal entrou a vencer no Campeonato da Europa para jogadores com Síndrome de Down e derrotou logo a anfitriã e campeã mundial Itália, por 5-3. No segundo jogo venceu a Turquia (3-2) e no terceiro, também frente aos italianos, perderam por 4-3

A selecção portuguesa de futsal de síndrome de Down está bem lançada no objetivo de ser campeã europeia. Depois de entrar a vencer no Campeonato Europeu FIFDS (Federação Internacional de Futebol para Síndrome de Down) a Itália, equipa anfitriã e campeã do mundo na modalidade, por 5-3, os portugueses venceram o segundo jogo, já esta quarta-feira, com a Turquia (3-2).

Seguiu-se um novo jogo com Itália, mas desta vez o resultado não foi positivo. Portugal perdeu por um golo (4-3) e entra agora de novo em campo com a Turquia.

De acordo com a Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Intelectual, Portugal medirá ainda forças com a congénere da Turquia (18:00) uma segunda vez.

A selecção portuguesa de futsal de síndrome de Down é composta por dez jogadores, com idades entre os 23 e os 44 anos. A saber: O capitão Nelson Silva (Cercigui, Guimarães), Carlos Lobo (CAID de Santo Tirso), Helder Ornelas (Clube Desportivo "Os Especiais", da Madeira), Paulo Lino (Cerciag, Águeda), Norberto Santos (Cercimira), Luís Gonçalves (Clube Cercifaf), Tiago Castro (Clube Gaia), César Morais e Daniel Maia (F.C. Porto), Ricardo Pires (Mapadi, Póvoa de Varzim) e o suplente Rui Sousa (APPACDM de Coimbra e Montemor-o-Velho).

Esta é a primeira edição do campeonato europeu e conta com a participação de Portugal, que lidera o grupo para já. A final está marcada para quinta-feira, 15 de novembro, na cidade italiana de Terni.

(em atualização)

Exclusivos

Premium

João Lopes

A última tentação cinéfila

O ator Willem Dafoe é um dos homenageados do Lisbon & Sintra Film Festival: entre os seus títulos mais emblemáticos inclui-se A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese, filme gerado num contexto de produção de Hollywood que já não existe.O ator Willem Dafoe é um dos homenageados do Lisbon & Sintra Film Festival: entre os seus títulos mais emblemáticos inclui-se A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese, filme gerado num contexto de produção de Hollywood que já não existe.

Premium

Número dispara em quatro meses

Há 3685 desfibrilhadores em Portugal

Em quatro meses, o Instituto Nacional de Emergência Médica colocou mais de mil desfibrilhadores em espaços públicos. Mas faltam ainda muitos passos para cumprir à risca a legislação criada em 2012. No concelho de Ansião (Leiria), um enfermeiro apresentou uma proposta ao orçamento participativo e a câmara vai instalar 18 aparelhos nos espaços públicos. Foi lá que há dois anos um dispositivo desses salvou a vida a um bombeiro.