Suécia afasta Suíça e regressa aos quartos de final 24 anos depois

Golo de Forsberg deu a vitória aos nórdicos, que vão defrontar o vencedor do jogo entre Colômbia e Inglaterra nos quartos de final

A Suécia venceu a Suíça por 1-0, em São Petersburgo, e carimbou o apuramento para os quartos de final do Mundial - 24 anos depois da última presença -, etapa em que vai defrontar o vencedor do Colômbia - Inglaterra, jogo que também se realiza esta terça-feira (19.00)

A primeira parte do jogo 50 dos nórdicos em Campeonatos do Mundo tem sido marcado pelas cautelas defensivas de ambos os lados. Os helvéticos têm tido mais posse de bola, mas não a têm utilizado de uma forma muito objetivo, perante uns suecos mais agressivos e pressionantes.

O lance mais perigoso do primeiro tempo pertenceu ao escandinavo Berg, que viu uma enorme defesa de Sommer negar-lhe o que seria o golo inaugural, aos 28 minutos. A partir dessa altura, e durante cerca de dez minutos, o encontro tornou-se mais aberto, possibilitando o surgimento de ocasiões de golo: os suíços Xhaka (34') e Dzemaili (38') atiraram por cima; o sueco Forsberg, de livre, viu a bola desviar na barreira e quase trair o guarda-redes adversário (40').

A toada equilibrada prosseguiu na segunda parte, mas a Suécia conseguiu colocar-se em vantagem através da sua unidade mais inspirada, Emil Forsberg, que viu o a bola por si rematada desviar em Ankanji e terminar no fundo das redes (66').

A Suíça reagiu, reforçou o ataque com as entradas de Embolo e do benfiquista Seferovic, mas foi incapaz de criar situações de perigo dignas desse nome.

Já em tempo de compensação, entrou em cena um dos protagonistas deste Campeonato do Mundo, o videoárbitro. Depois de o esloveno Damir Skomina ter assinalado uma grande penalidade a castigar falta do Lang sobre Olsson, voltou atrás após consultar as imagens e acabou por mudar a decisão para livre direto, mas mantendo a expulsão por cartão vermelho direto do jogador helvético (90+3').

Depois de ter conseguido superar a Holanda e Itália na fase de qualificação - em que também venceu a França - e a Alemanha na fase de grupos do Mundial, os suecos voltaram a mostrar que devem ser levados muito a sério.

Jogos e resultados do dia:

Suécia - Suíça (1-0, resultado final)

Colômbia - Inglaterra (19.00)

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG