Desportos
18 setembro 2020 às 12h11

Sérgio Conceição: "FC Porto é o alvo a abater dentro e fora do campo"

Campeões nacionais estreiam-se este sábado na I Liga 2020/21, recebendo o Sp. Braga no Estádio do Dragão

DN/Lusa

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, garantiu esta sexta-feira que os 'dragões' "são sempre candidatos ao título" de campeão nacional de futebol e um "alvo a abater dentro e fora do campo".

Na conferência de antevisão do encontro que marca a estreia dos portistas na I Liga da época 2020/21, frente ao Sporting de Braga, o técnico salientou que o facto de o FC Porto ser campeão nacional representa uma pressão extra para os adversários.

"Somos os campeões em título, a equipa que ganhou mais jogos, a que sofreu menos e que marcou mais golos. Somos o alvo a abater e estamos habituados a ser o alvo a abater dentro e fora do campo e este ano não vai ser diferente", referiu Conceição que acrescentou: "O FC Porto é a equipa a que todos vão querer ganhar, porque é o campeão nacional".

Sérgio Conceição recusou, à partida, o rótulo de favorito à conquista do título nacional, mas salientou que o FC Porto "é sempre um candidato às vitórias". "Os candidatos são os candidatos históricos. E, para esse grupo incluo o Sporting de Braga. Depois, o decorrer do campeonato é que vai ditar. Não quero atribuir favoritismo a ninguém, nós somos sempre candidatos a ganhar títulos, isso somos", vincou.

Apesar de denotar a fase atípica que se vive, o treinador da formação 'azul e branca' garantiu que a equipa está preparada para o início do campeonato e para defender o que foi conquistado na época passada e, se possível, "fazer melhor".

"Está muito bem. Apesar da pré-época ser diferente das outras, estamos preparados para iniciar o campeonato. Estamos preparados para defender o que conquistámos o ano passado e, se possível, fazer algo mais. O estado de espírito é bom, o trabalho foi bom e estamos preparados para um jogo difícil, mas que vai ter um FC Porto de acordo com aquilo que foi na época passada", garantiu.

Sérgio Conceição considera o primeiro jogo da I Liga, frente ao Sporting de Braga, "muito difícil", colocando os arsenalistas no lote dos 'grandes', que têm possibilidade de lutar pelo título nacional.

"Vamos encontrar um clube bastante sólido, que está bastante bem, cresceu muito nos últimos anos. Tem-se afirmado como um grande. Não sei se é o quarto, o terceiro, o segundo ou o primeiro, isso depende da classificação ao fim da época. É um clube que tem naturais aspirações a vencer títulos", afirmou o técnico.

Sérgio Conceição abordou ainda as qualidades do treinador Carlos Carvalhal: "Vamos encontrar uma equipa bem trabalhada, bem treinada. Independentemente do treinador que lá estivesse, iria encontrar jogadores com grande qualidade individual, mas o Carlos Carvalhal é um treinador que potencia ao máximo os seus jogadores, tem feito excelentes trabalhos em diferentes países, em contextos completamente diferentes, por isso, espero uma equipa difícil, um jogo difícil", notou.

Sporting de Braga e FC Porto defrontam-se a partir das 21:00 de sábado, no Estádio do Dragão, no Porto, jogo que será arbitrado por João Pinheiro, da associação de Braga.