Sérgio Conceição preparou a equipa para o clássico como quem prepara um carro de F1
Sérgio Conceição dividiu o favoritismo no clássico com o Sporting, no domingo (17.30, Sport TV1), no Estádio José Alvalade, na 15.ª jornada da I Liga: "É de 50/50." O treinador portista desvalorizou o facto de os dragões já não vencerem no terreno dos leões desde 2008 e defendeu que "os jogos são todos diferentes" e cabe ao FC Porto fazer a história deste.
"Quem escreve a história do jogo somos nós. Cabe-nos escrever a história do jogo de amanhã [domingo] e não olhar para o passado. Queremos escrever uma nova história. E nada disso nos pode condicionar. Todos os segundos vão ser diferentes dos outros jogos. Estava na Académica e ganhei ao FC Porto, no tempo do Paulo Fonseca, e há 40 e tal anos que não ganhávamos", lembrou o técnico, em conferência de imprensa de antevisão do clássico.
Nesta altura o FC Porto tem uma vantagem de nove pontos sobre o rival de domingo, mas nem por isso tem menos pressão de vencer: "É um jogo grande, historicamente importante no nosso campeonato. Estamos preparados para ele. A importância e pressão é igual para os dois clubes. Quem representa estes clubes tem sempre a pressão de ganhar. Espera-nos um jogo em que o favoritismo é 50/50 e um jogo diferente de todos. Cada um tem a sua história."
Para Sérgio Conceição lembrou que "este jogo não decide rigorosamente nada", mas "todos os pontos são importantes" para a conquista do título. E é preciso ter em atenção que este Sporting de Silas gosta de atacar e fazer golos. "Nos últimos jogos têm sofrido pouco e marcado muitos golos. Com o Silas é uma equipa que gosta de atacar. Uma equipa que tem estas características, se não estiver equilibrada, pode sofrer mais. Mas tem sofrido pouco. Tem uma equipa mais organizada e está num bom momento. E nos diferentes momentos do jogo sabe o que faz e tem uma mobilidade muito interessante", sublinhou.
Que versão do FC Porto em Alvalade? "Será o FC Porto que eu quero para este jogo. Se olharem para um carro de Fórmula 1, veem que olham para a pista, os pneus, em função da meteorologia... Temos de ajustar-nos. Temos de ajustar para aquilo que eu penso que será a melhor equipa para determinadas situações", respondeu o técnico.
O treinador confidenciou ainda que o médio do FC Porto Danilo vai seguir na comitiva azul e branca para Lisboa, isto depois de ter treinado condicionado desde quinta-feira: "O Danilo está melhor, vai estar convocado, vamos ver amanhã sua utilização ou não."
O FC Porto, segundo classificado com 35 pontos, defronta o Sporting, terceiro com 26, no domingo, a partir das 17.30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.