Desportos
08 julho 2020 às 14h27

Sérgio Conceição: "Ainda não somos campeões de nada"

O treinador do FC Porto garante que a sua equipa pensa na conquista do título desde o início da época, mas nesta altura não fala sobre uma eventual festa após o jogo com o Tondela.

DN/Lusa

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, admitiu esta quarta-feira estar à espera de "um jogo muito complicado", na 31.ª jornada da I Liga, frente a um Tondela que, pelas suas exibições. Uma partida que em caso de vitória, em conjugação com uma derrota do Benfica em Famalicão, permitirá aos dragões garantirem de imediato a conquista do título.

Ainda assim, o técnico portista mostra-se muito cauteloso. "Ainda não somos campeões de nada", disse. "Não sou hipócrita, pensamos todos os dias desde o início da época nos títulos que podemos conquistar, é para isso que trabalhamos. Mas não falamos disso. Ali dentro não se comenta esta situação", garantiu.

Sérgio Conceição entende que o Tondela vai apresentar-se ao melhor nível para continuar "a lutar pelos seus objetivos, que passam pela manutenção" na I Liga, mas elucidou que, ainda assim, o foco está na sua equipa e no que precisa de fazer para sair vitoriosa do encontro.

"Espero um jogo difícil contra uma equipa que está a lutar pelos seus objetivos, e que passam pela permanência. Temos noção desse contexto", começou por referir o treinador dos dragões, em conferência de imprensa de antevisão da partida com o Tondela.

O técnico portista analisou ao pormenor o adversário e focou as principais características a que a equipa do FC Porto terá que ter atenção.

"A qualidade do Tondela não reflete em nada a sua posição na tabela. Sabe bem o que faz. Não tem feito muitos golos, mas a dinâmica de jogo que tem é bastante interessante. Com bola sabe o que faz. Defensivamente, tem um comportamento bom. Temos que estar no nosso melhor para conseguir os três pontos. É com base nisso que preparamos os jogos, independentemente das dificuldades que poderemos encontrar. Queremos ganhar o jogo", frisou.

Em caso de vitória do FC Porto e derrota do Benfica, em Famalicão, os dragões festejam o título esta quinta-feira, no entanto, Sérgio Conceição garantiu que esse pensamento não está na cabeça dos jogadores e que o foco é única e exclusivamente o jogo com o Tondela.

"Foram dias normais de preparação. Estamos focados em ganhar os três pontos. Tudo o que seja além disso não entra, não é discutido, falado ou vivido aqui dentro. Não quer dizer que não pensemos no título todos os dias, desde que aqui estamos", afirmou Conceição.

O treinador comentou também os cuidados que os adeptos devem ter em caso de festa e salientou o bom comportamento a que tem assistido quando pretendem dar apoio à equipa antes dos jogos.

"Não tenho de dar conselhos. De um modo geral, as pessoas têm tido um comportamento bom. Temos sido apoiados de uma forma fantástica nos dias de jogo, desde o hotel até ao estádio onde jogamos. As coisas têm corrido bem. Tivemos há pouco tempo o São João e não houve nenhuma situação de alarme. As pessoas estão conscientes do momento que estamos a viver", sustentou.

O FC Porto, líder do campeonato, com 73 pontos, joga em casa do Tondela, que ocupa a 15.ª posição, com 30, numa partida que se realiza às 19:15 horas, relativa à 31.ª jornada da I Liga de futebol.