Rio Ave pode enfrentar o Milan e Sporting o LASK Linz no play-off

Vilacondenses e leões jogam esta quinta-feira com Besiktas e Aberdeen, respetivamente. Se vencerem vão discutir o acesso à fase de grupos da Liga Europa no dia 1 de outubro e a tarefa não parece fácil, sobretudo para os nortenhos.

O Rio Ave e o Sporting ficaram esta sexta-feira a conhecer os possíveis adversários que terão pela frente no play-off da Liga Europa, marcado para o dia 1 de agosto, se na próxima quinta-feira conseguirem vencer, respetivamente, Besiktas (fora) e Aberdeen (em Alvalade) na terceira pré-eliminatória.

Assim, se vencer na Turquia, o Rio Ave medirá forças com do AC Milan ou os noruegueses do FK Bodo/Glimt, o que tendo em conta o favoritismo dos italianos na próxima quinta-feira, tudo indica que os vilacondenses terão um adversário ainda mais complicado que o Besiktas para chegar à fase de grupos.

Mais acessível parece ser a tarefa do Sporting que, se ultrapassar os escoceses do Aberdeen, terá pela frente, também em Alvalade, o vencedor da eliminatória entre os austríacos do LASK Linz e os eslovacos do Dunajska Streda.

Quarta classificada da I Liga na época 2019-20, a equipa treinada por Rúben Amorim procura qualificar-se pela oitava vez para a fase de grupos da Liga Europa, na qual tem como melhor resultado a presença nas meias-finais, em 2011-12.

Para os leões, que atravessam alguns problemas com vários casos de covid-19 no plantel, com jogadores que provavelmente não estarão aptos para o jogo da terceira pré-eliminatória, poderá ser um reencontro no caso de o adversário no play-off ser o LASK Linz, uma vez que foram adversários na fase de grupos da última época. Os austríacos venceram então o grupo D, perdendo em Alvalade por 2-1 e vencendo em casa por 3-0, com os dois clubes a seguirem para os 16 avos de final, fase em que os leões foram eliminados.

Já os vila-condenses disputarão no mesmo dia a última eliminatória de acesso à fase de grupos se, antes, afastarem na próxima semana, em Istambul, o Besiktas, um dos grandes da Turquia. Será uma missão difícil para a equipa esta época treinada por Mário Silva, que levou os juniores do FC Porto à conquista da UEFA Youth League em 2019. No entanto, se ultrapassarem os turcos há o aliciante de poderem receber, em Vila do Conde, o AC Milan de Rafael Leão e Zlatan Ibrahimovic.

O Rio Ave, quinto classificado da I Liga em 2019-20, está a disputar pela quarta vez a Liga Europa, à procura de conquistar o segundo apuramento para a fase de grupos, o que conseguiu apenas na temporada 2014-15.

Tanto o Sporting, como o Rio Ave, procuram juntar-se aos já apurados Sporting de Braga, por via do terceiro alcançado no campeonato passado, e Benfica, que foi eliminado na fase preliminar da Liga dos Campeões.

Nos outros jogos possíveis para o play-off, o sorteio colocou o Tottenham, treinado pelo português José Mourinho, a jogar em casa, com o Rostov ou Maccabi Haifa, se passar fora, na terceira pré-eliminatória, os macedónios do Shkendija.

Em competição está também o Granada, com os portugueses Rui Silva e o defesa Domingos Duarte, que vai discutir em casa a terceira pré-eliminatória com o Lokomotib Tblissi e, caso se apure, encontrará no play-off o vencedor do jogo entre Malmö e o Lokomotiv Zagreb.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG