Quem é Adam Reach? O enigma lançado por Bruno Lage
O treinador do Benfica terminou a conferência de imprensa nomeando um jogador inglês que orientou quando era adjunto de Carlos Carvalhal no Sheffield Wednesday, sem explicar as razões...
"Como sou um gajo porreiro, vou dar-vos um nome. Adam Reach... é um jogador como o Chiquinho, não tem um bigode como o André Almeida, é mais parecido com o Chris Waddle." Este foi o enigma lançado esta sexta-feira por Bruno Lage, treinador do Benfica, na conferência de antevisão ao jogo com o Gil Vicente, quando terminava a sua explicação sobre o fim dos estágios da equipa nas vésperas dos jogos em casa.
O nome de Adam Reach foi atirado para cima da mesa sem mais explicações, numa espécie de enigma, para já, indecifrável. Mas quem é este jogador? Nasceu há 26 anos em Chester-le-Street, uma localidade do norte de Inglaterra, a 55 quilómetros de Middlesbrough, cidade onde começou a sua formação como futebolista no clube local.
Quando tinha 23 anos, Carlos Carvalhal desafiou-o a transferir-se para o Sheffield Wednesday, o negócio concretizou-se no último dia de mercado de verão de 2016, por 5,6 milhões de euros, que na altura passou a ser a contratação mais cara de sempre do clube, tendo ultrapassado os cinco milhões investidos no italiano Paolo Di Canio em 1997.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Quem ficou radiante com este reforço foi Carvalhal, que tinha na altura Bruno Lage como seu adjunto, no clube que disputava o Championship (segundo escalão do futebol inglês). "Reach é um jogador fantástico que pode chegar ao topo", afirmou na altura à BBC Radio Sheffield. "Tenho de dizer que era o jogador mais apreciado no Middlesbrough desde há duas épocas e desde essa altura que o seguíamos. Tivemos agora a chance de o contratar e estamos muito contentes com isso", acrescentou o técnico que atualmente orienta o Rio Ave.
Dez meses depois de Carvalhal e Lage terem saído para o Swansea, para tentar salvar o clube galês da descida na Premier League, Adam Reach lamentou a saída do treinador revelando que os jogadores "sentiam-se confortáveis com o estilo" de jogo implementado pela equipa técnica portuguesa. "Jogavamos todas as semanas da mesma maneira e também treinavamos todos os dias da mesma forma, por isso quando chega uma nova pessoa leva temo para nos adaptarmos", adiantou sobre a mudança de treinador.
O certo é que três anos depois de ter chegado ao Wednesday, Reach ainda por lá se encontra, apesar de em janeiro deste ano ter tido a oportunidade de sair para o Aston Villa, por cerca de 11 milhões de euros, mas o negócio acabou por não se concretizar. O esquerdino é neste momento um ídolo em Hillsborough, contabilizando 16 golos nos 147 jogos oficiais ao serviço dos The Owls.
Na imprensa inglesa não existe qualquer referência fora do normal em relação à carreira Adam Reach, nem tão pouco uma posição pública sobre os estágios das equipas, que era o tema sobre o qual Bruno Lage tinha acabado de falar. Nesse sentido, resta esperar pelas explicações do treinador do Benfica numa próxima conferência de imprensa.
No entanto, tendo em conta a curiosidade em torno desde jogador, aqui ficam os golos que marcou ao serviço do Sheffield Wednesday: