Portugal Masters foi palco de um feito histórico no golfe

O inglês Oliver Fisher estabeleceu esta sexta-feira um recorde no European Tour de golfe, ao completar a segunda volta do Portugal Masters com 59 pancadas, no campo do Dom Pedro Victoria Golf Club, em Vilamoura.

Em 46 anos desde que o European Tour foi criado (1972), nunca um golfista tinha concluído uma volta a um campo do circuito europeu com menos de 60 pancadas. O feito foi estabelecido agora pelo inglês Oliver Fisher, na segunda ronda do Portugal Masters que decorre em Vilamoura até domingo.

No traçado desenhado pelo lendário Arnold Palmer, o golfista de 30 anos entregou esta sexta-feira um cartão isento de 'bogeys' e com 10 'birdies' (uma pancada abaixo do Par) nos buracos 1, 2, 3, 6, 8, 10, 11, 12, 15 e 17, além de um 'eagle' (duas abaixo) no buraco 5.

"É uma ótima sensação. Comecei a volta com três bons 'birdies' consecutivos e depois deixei andar. Estou muito contente por ter conseguido fazer o Par no último buraco com dois 'putts' a uma distância de 12 metros", confessou o inglês, atualmente 72.º classificado do ranking anual da Corrida para o Dubazi, depois de fazer história e ser felicitado com um banho de champanhe no 'green' do 18.

Depois de concluir a ronda inaugural no Par do campo, Oliver Fisher tornou-se esta sexta-feira, com um agregado de 130 pancadas (-12), o líder provisório da 12.ª edição do Portugal Masters, que chegou a ter o português Ricardo Melo Gouveia no comando, antes de concluir o derradeiro buraco com um triplo 'bogey' (três acima) para uma segunda volta de 66 shots e um total de 133 (-9).

Em mais de 690 mil rondas jogadas desde o arranque do European Tour, em 1972, o melhor alcançado no circuito até aqui tinham sido 19 rondas de 60 pancadas.

"Foi um dia maravilhoso, o meu 'caddie' foi ótimo... enfim, foi muito diferente do sucedido aqui há um par de anos [2014] em que estava a lutar para manter o meu cartão. Lembrei-me disso hoje, pensando sabem em quê? Que podia ser pior. Foi divertido, tentei desfrutar e felizmente correu bem", finalizou o profissional britânico.

Em mais de 690 mil rondas jogadas desde o arranque do European Tour, em 1972, o melhor alcançado no circuito até aqui tinham sido 19 rondas de 60 pancadas.Rondas sub-60 já foram conseguidas no PGA Tour, o principal circuito norte-americano, mas nunca tinham acontecido no circuito europeu.

O recorde numa ronda de golfe profissional está fixado em 58 pancadas, o que foi conseguido por três vezes: o janponês Ryo Ishikawa conseguiu-o no Japan Golf Tour em 2010, o alemão Stephan Jäger no Web.com Tour [o segundo circuito norte-americano] em 2016 e o norte-americano Jim Furyk fê-lo no PGA Tour, também em 2016.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG