Muitos parabéns! Jorge e Bárbara!!

Texto do Embaixador do Japão em Portugal sobre as medalhas conquistadas por atletas portugueses nos Mundiais de judo

Por ocasião do Campeonato Mundial de Judo organizado em Tóquio, dois judocas portugueses alcançaram resultados históricos, nomeadamente, o atleta Jorge Fonseca, com a medalha de ouro na categoria de -100 kg, e a atleta Bárbara Timo, com a medalha de prata na categoria de -70 kg. Entendo que foi a primeira vez que um judoca português ganhou a medalha de ouro no campeonato mundial de Judo. Gostaria, assim, de expressar as minhas mais cordiais felicitações a ambos judocas.

O Judo é um desporto de origem japonesa, e neste Campeonato de Judo decorrido em Tóquio, sinto-me muito feliz enquanto Embaixador do Japão em Portugal, pelo desempenho exemplar dos atletas portugueses. Sei que, em Portugal, o falecido Kiyoshi Kobayashi iniciou o treino e a orientação do Judo, a partir da sua chegada em 1958, para polícias, alunos da academia militar e em muitas outras escolas de Judo, contribuindo para criar a base do desenvolvimento do Judo Português. Este facto deixa-me bastante comovido.

Os Jogos Olímpicos serão organizados no próximo ano em Tóquio e a equipa da delegação portuguesa realizará o estágio final pré-olímpico em Kaga, cidade registada pelo governo japonês como "host town". Espero sinceramente que o elo de amizade entre os dois países continue a crescer através do Judo, e que a delegação portuguesa alcance o seu melhor desempenho nos Jogos Olímpicos em Tóquio.

Exclusivos