Motim no Bayern contra Kovac. "Não estamos em Frankfurt"
A frase do título é atribuída a James Rodríguez, que a terá dirigido durante uma discussão com o treinador Nico Kovac, no olho do furacão em Munique após quatro jogos sem ganhar e ser questionado pelo plantel quanto aos métodos
Longa vida leva Nico Kovac em Munique. O treinador que chegou com uma bagagem de bom futebol e bons resultados no Eintracht de Franfurt, coroado com a conquista da Taça da Alemanha contra aquele que já tinha sido anunciado o seu futuro clube, o poderoso Bayern, já fez fez onze jogos pelos monopolizadores do futebol alemão. Onze jogos, uma vida?
Relacionados
Sim. Jogadores a questionarem os métodos e as práticas do treinador, o presidente a avisá-lo que a política de rotatividade de atletas ainda lhe pode custar o lugar, os últimos quatro jogos sem vitórias. Há um motim contra o treinador em desenvolvimento no Bayern de Munique. E a única defesa que chegou publicamente foi do anterior clube.
"Para ter êxito, precisa de apoio. Deve ter as costas protegidas", comentou estes dias o diretor desportivo do Eintracht de Frankfurt, Na Baviera, antes ainda do dramático quarto jogo sem ganhar (0-3 em casa diante do Borussia de Moenchengladbach, uma derrota sem marcar em casa que já não acontecia desde 9 de maio de 2015 - 0-1 frente ao Augsburgo), o presidente Uli Hoeness deu uma no cravo, outra na ferradura.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Tem havido muita rotação de jogadores e, desde então, há algo ligeiramente mal connosco, mas não acho que seja dramático", disse à revista inglesa Four Four Two o presidente Uli Hoeness. "É uma decisão do treinador e, no fim, é ele quem está a meter o pescoço no cepo pelas decisões", acrescentou. E finalizou: "De momento, temos alguns problemas, mas é normal. Não entendo a perceção pública: há 10 dias dizia-se que as restantes equipas da Bundesliga jogavam para o 2.º lugar e agora, de repente, está tudo mal connosco?".
Tudo, tudo, não estará. Mas depois dessas declarações, houve quatro episódios a sugerir o levantamento de um motim no balneário. Logo a seguir, o Bild, mensageiro das desgraças (e não só) do colosso alemão, dava conta de uma discussão entre Kovac e o insatisfeito James Rodríguez, que se sente pouco utilizado a valorizado. A querela ficou marcada por uma frase do colombiano. "Não estamos em Frankfurt", atirou o ex-jogador do FC Porto após ser substituído, novamente, no empate (1-1) na Allianz Arena frente ao Ajax, para a Liga dos Campeões (no grupo do Benfica, que nesse dia ganhou em Atenas ao AEK, por 3-2).
E não é Frankfurt, seguramente. O mesmo jornal adiantou que a direção do Bayern rejeitou avançar para dois jogadores que Kovac entendia serem essenciais para dar solidez ao plantel, o avançado Ante Rebic (do... Eintracht de Frankfurt) e o defesa Kevin Vogt, capitão do Hoffenheim. Estado do plantel bávaro: Kingsley Coman e Corentin Tolisso são baixas de longa duração, a única alternativa aos laterais direito e esquerdo é Rafinha. Está lesionado.
Na quinta-feira, Kovac foi assistir ao jogo da Euroliga de basquetebol entre o Bayern de Muique e os turcos do Anadolu Efes. E foi recebido por uma tremenda vaia dos adeptos.
Para culminar, na edição deste sábado, o Bild diz que os jogadores estão profundamente descontentes com os métodos de Nico Kovac, que impõe 20 minutos de bicicleta após as sessões de treino e dos jogos. O jornal acrescenta que há mesmo alguns atletas a seguirem uma espécie de plano individual alternativo de treino. Para cúmulo, segundo o peródico, parece que Kovac privilegia as conversas em croata com os membros da equipa técnica (entre eles, o irmão Robert).
Os jogadores consideram uma falta de respeito para com eles, até porque Kovac domina fluentemente o alemão, e já se dizem cansados dos métodos peculiares de Niko Kovac, que neste momento mantêm a equipa no 6.º lugar da Bundesliga a quatro pontos do líder Dortmund.
Onze jogos podem ou não ser uma vida longa e penosa? É esperar pelas cenas dos próximos capítulos de um aparente folhetim que se vive na Baviera.