Desportos
02 abril 2020 às 19h35

Liga quer retomar campeonato no final de maio

Faltam jogar dez jornadas da I e II Liga. UEFA quer saber clubes que se apuram para a Champions e Liga Europa até dia 3 de agosto.

Retomar o campeonato no final de maio. É esta a intenção da Liga, que esta quinta-feira, foi comunicada à Comissão Permanente de Calendários. O organismo que rege os campeonatos profissionais apresentou um plano para o regresso à competição, respeitando as indicações governamentais e das autoridades sanitárias, que preveem que o pico da pandemia se pode estender até maio, e sem esquecer as indicações da UEFA, que pretende saber quem se apura para a Liga dos Campeões e para a Liga Europa até dia 3 de agosto.

A ideia é que o regresso aconteça por fases. Primeiro haverá duas ou três semanas de preparação, em jeito de pré-época, para depois serem retomados os campeonatos parados desde o dia 12 de março. A volta aos relvados pode acontecer ainda à porta fechada e haver dois jogos por semana em algumas semanas. Assim seria possível jogar as dez jornadas que faltam em pouco mais de um mês. A I e II Liga foram interrompidas à 24.ª jornada, faltando por isso jogar dez rondas até ao fim nos dois principais campeonatos.

Pedro Proença já tinha admitido durante a semana, em entrevista à TSF, que a retoma das competições deveria acontecer em maio e com recurso a jogos à porta fechada. No entanto, os clubes que compõem a Comissão Permanente dos Calendário não se comprometerem com o plano da Liga, preferindo esperar um pouco mais para ver a evolução da pandemia e ouvirem o que os clubes e os jogadores têm a dizer sobre isso.

A ideia é que a época termine com a final da Taça de Portugal, entre o Benfica e o FC Porto, no dia 25 ou 26 de julho.