Reviver os saudosos anos 80 ao som de uma balada uruguaia

O Benfica reforçou a liderança do campeonato ao vencer a equipa de Petit, por 2-0, na quinta jornada da I Liga. Equipa encarnada mantém cinco pontos de vantagem sobre FC Porto e Sporting.
Publicado a
Atualizado a

O Benfica soma e segue. Cinco jogos, cinco vitórias, 15 pontos - cinco de vantagem para a concorrência, FC Porto e Sporting (tem um jogo a menos) - na I Liga 2020-21. Um Benfica 100% vitorioso nas primeiras cinco jornadas do campeonato é coisa que já não se via para os lados da Luz desde os anos 80. Mais precisamente desde a época 1982-83 com o sueco Sven-Göran Eriksson.

O triunfo sobre a Belenenses SAD (2-0), que não ganha há quatro jogos, mostrou como Jorge Jesus tem um plantel cheio de opções válidas, com um golo de Seferovic a abrir o jogo e outro de Darwin a fechar. Dois golos que permitiu aos encarnados chegar aos 15 golos em cinco jornadas, algo que não acontecia desde a época 2009-10, com Jorge Jesus. Houve ainda um golo anulado a cada uma das equipas, numa partida invulgar ao nível dos cartões: Nada a registar.

Com um plantel versátil e jogos a cada 3/4 dias, o técnico encarnado tem optado por mexer no onze a cada jogo que passa. Frente ao Belenenses SAD, o técnico encarnado apostou em Weigl, Rafa Silva, Seferovic para os lugares de Gabriel, Pizzi e Waldschmidt. As mudanças não se fizeram notar na filosofia de jogo da equipa. O Benfica entrou fortíssimo no jogo e chegou cedo ao golo. Aos seis minutos Grimaldo meteu a bola na cabeça que Seferovic e o suíço meteu-a na baliza de André Moreira. Um regresso ao onze festejado da melhor forma pelo avançado suíço.

Com a bola a chegar em boas condições aos homens da frente o rolo compressor continuou. Aos oito minutos Cebolinha passou por vários adversários, mas viu o remate travado por André Moreira. E aos dez Seferovic e Grimaldo quase repetiam a aliança de sucesso do lance que deu o primeiro golo. O suíço recorria ao poder e esplendor do seu jogo de cabeça para fazer estragos, apesar da menor conexão com Darwin.

Era jogo de sentido único. Petit mudou apenas uma unidade no onze da Belenenses SAD, com a entrada de Danny Henriques para o lugar de Cafú Phete, mas não conseguiu sair com qualidade para o ataque uma única vez até aos 34 minutos, altura em que Miguel Cardoso ameaçou a tranquilidade de Vlachodimos. Um minuto depois Varela ainda marcou, mas o lance foi anulado por fora de jogo. Dois lances a fechar o primeiro tempo, que deram para a equipa de Petit respirar e mostrar que não ia ficar a ver o Benfica jogar no segundo tempo.

Apesar de ir para o intervalo em vantagem - algo que aconteceu em todos os cinco jogos da I Liga -, Jesus queria mais intensidade do que a revelada nos últimos 15 minutos da primeira parte e mandou aquecer Pizzi e Waldschmidt. A inoperância de Rafa e a falta de clarividência de Cebolinha eram evidentes, mas Jesus optou por trocar Taarabt por Pizzi e Seferovic pelo alemão.

Enquanto as novas peças se encaixavam no onze benfiquista Miguel Cardoso resolveu colocar Vlachodimos à prova mais uma vez. O guarda-redes alemão mostrou-se muito seguro sempre que chamado a jogo e minutos depois segurou o remate de Varela.

Já com Waldschmidt em campo Darwin sobressaiu. Um golo anulado, um remate para golo travado por André Moreira e um golo em apenas 10 minutos mostraram como a dupla uruguaia-alemã é letal. O uruguaio, que marcou três golos na Polónia na Liga Europa, estreou-se assim a marcar no campeonato a passe do amigo alemão e apontou para o símbolo do clube na camisola na hora de festejar. apontou para o símbolo do clube na hora de celebrar o seu golo. "O Benfica é um clube muito grande e eu sonhava jogar aqui. Agora só espero que as coisas me corram bem", confessou Darwin, no final do jogo, reconhecendo que "um avançado vive de golos".

O jogo ficou ainda marcado pela lesão, aparentemente grave de Grimaldo, apenas uma semana depois de perder André Almeida por seis meses. O lateral esquerdo saiu do relvado em maca e em lágrimas.

FIGURA
Darwin Núñez

Vinha de um hat-trick na Liga Europa e procurava o primeiro golo no campeonato 20202-21. Menos efusivo ao lado de Seferovic, o uruguaio melhorou com a saída do suíço e e entrada de Waldschmidtl. Incansável na luta e dinâmica, teve um golo anulado, um remate para golo defendido por André Moreira e um golo.

FICHA DE JOGO

Jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa

Benfica - Belenenses SAD, 2-0

Marcadores: 1-0, Seferovic, 6 minutos; 2-0, Darwin, 75'

Equipas:

Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo (Nuno Tavares, 73'), Weigl, Taarabt (Pizzi, 58'), Rafa (Pedrinho, 78'), Everton (Samaris, 78'), Seferovic (Waldschmidt, 58') e Darwin

Treinador: Jorge Jesus

Belenenses SAD: André Moreira, Tiago Esgaio (Afonso Sousa, 73'), Henrique, Danny Henriques, Tomás Ribeiro, Rúben Lima, Cauê (Bruno Ramires, 63'), Afonso Taira (Robinho, 82'), Miguel Cardoso, Silvestre Varela (Richard Rodrigues, 82') e Cassierra (Edi Semedo, 63')

Treinador: Petit

Árbitro: Rui Costa (AF Porto)

Ação disciplinar: Nada a registar

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt