Jogo grande no Minho, duelo luso na Premier League e CR7 em Frosinone

Destaques do fim-de-semana futebolístico, que arranca esta sexta-feira com o Mónaco de Leonardo Jardim a tentar recuperar do mau início de época em França.

Sexta-feira, 19.45 Mónaco-Nimes, Eleven Sports2

Não começou da melhor forma, a época do Mónaco de Leonardo Jardim. Derrota pesada na Supertaça frente ao PSG, só uma vitória nos primeiros cinco jogos do campeonato e desaire também na entrada em cena na Champions. A equipa monegasca parece pagar o preço do sucessivo êxito de anos anteriores, que levou à saída de jogadores importantes, enquanto o alquimista Jardim procura voltar a descobrir ouro entre os novos jogadores à disposição (Grandsir, Chadli, Mboula, Pellegri). O processo leva o seu tempo e precisa de vitórias para ir ganhando corpo. A receção ao Nimes, esta sexta-feira, é uma boa oportunidade para começar a acertar o passo.

Sábado, 15.00 Manchester United-Wolverhampton, SportTV2

Duelo de treinadores portugueses da esfera Jorge Mendes. O experiente Mourinho serve de anfitrião ao ascendente Nuno Espírito Santo e à legião de jogadores portugueses do Wolverhampton. O Manchester United conseguiu afastar nas últimas partidas as aves agoirentas que de início de época e as coisas parecem ligeiramente mais calmas em Old Trafford, ainda que Mourinho continue a alimentar os seus joguinhos de guerra verbal com meio mundo. Já Nuno e os seus Wolves são uma das boas revelações de início de temporada na Premier League, com bons resultados e uma proposta futebolística coerente, que fazem a equipa recém-promovida estar na primeira metade da tabela (9.º), a apenas um ponto dos red devils de Mou.

Sábado, 17.30 Schalke04-Bayern Munique, Eleven Sports2

As equipas alemãs que defrontaram as equipas portuguesas da Liga dos Campeões a meio da semana enfrentam-se agora uma à outra na Bundesliga, em situações claramente opostas. O Schalke04, que empatou com o FC Porto na terça-feira, é uma das duas equipas do campeonato que ainda não somou qualquer ponto em três jornadas. O Bayern, que venceu tranquilamente o Benfica na Luz na quarta-feira, já lidera isolado a prova, na senda do heptacampeonato. Agora, os bávaros visitam Gelsenkirchen, com expetativa redobrada para perceber se o golo de Renato Sanches na Luz terá ou não sido o clique para o relançamento da carreira do médio português.

Sábado, 19.30 Sampdoria-Inter, SportTV2

Com reforços importantes no defeso (Naingogolan, de Vrij, Lautaro Martinez, Vrsaljko, Keita Baldé, Asamoah...), o Inter de Milão de Luciano Spaletti anunciava-se como o mais forte candidato a "anti-Juve" desta época no calcio. O começo de temporada, contudo, tem sido marcado pela desilusão, com a equipa nerazzurri a tropeçar em maus resultados sucessivos na Série A (uma vitória só em quatro jornadas). Pelo contrário, a Sampdoria de Marco Giampaolo tem-se revelado com uma proposta futebolística atrativa que já lhe permitiu, por exemplo, golear o Nápoles de Carlo Ancelotti e seguir nesta altura no quarto lugar, depois de uma derrota inicial em Udine. Mais um teste duro para o Inter.

Sábado, 21.00 V. Setúbal-FC Porto, SportTv1

O campeão nacional não se tem mostrado propriamente formoso nem seguro neste início de temporada, tendo sofrido já uma derrota que o faz estar um ponto atrás dos rivais, que partilham a liderança. Este sábado, há uma deslocação ao campo do Vit. Setúbal, onde já não perde há 35 anos (1983), para defrontar uma equipa sadina agora treinada por Lito Vidigal, que na última época roubou pontos aos dragões enquanto técnico do Aves. O jogo deve marcar o regresso de Danilo a um onze titular do FC Porto no campeonato, muitos meses depois, e anuncia-se como um bom desafio ao estado atual da equipa de Sérgio Conceição.

Domingo, 13.30 West Ham-Chelsea, SportTV2

O Chelsea de Maurizio Sarri tem justificado as expetativas no arranque da Premier League, que (co-)lidera até aqui com pleno de vitórias em cinco jornadas, a par do Liverpool. O futebol ofensivo e criativo implementado pelo técnico italiano tem permitido fluir todas as potencialidades dos seus jogadores, com o belga Eden Hazard a destacar-se para um nível que o voltou a colocar na agenda das discussões habitualmente restritas a Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e pouco mais, sobre os melhores dos melhores do mundo. Este domingo, os blues têm pela frente um dérbi londrino na visita ao West Ham, equipa treinada por um ex-campeão da Premier League Mauricio Pellegrini, que na jornada passada conseguiu a primeira vitória da época, na visita ao Everton de Marco Silva.

Domingo, 18.30 Benfica-D. Aves, BTV

Depois da derrota europeia a meio da semana, a equipa do Benfica volta ao Estádio da Luz para tentar retomar o bálsamo das vitórias, no campeonato. Com a expetativa sobre o eventual regresso de Jonas às opções de Rui Vitória, os encarnados preparam a receção a um Desportivo das Aves que conseguiu apenas um ponto nas primeiras quatro jornadas. Um daqueles jogos em que perder pontos se apresenta como um cenário expressamente proibido para um candidato ao título.

Domingo, 19.30 Frosinone-Juventus, SportTV2

Não tem sido simples o início de uma nova vida para Cristiano Ronaldo na Juventus. Desfeito, no fim-de-semana passado, o jejum de golos que já o deixava ansioso (como o próprio admitiu após o bis ao Sassuolo), veio a polémica expulsão em Valência, para a Liga dos Campeões, a meio desta semana. De regresso à Série A, o internacional português testa a sua resposta emocional com uma deslocação a Frosinone, ao terreno de uma das mais frágeis equipas da liga italiana, onde a Juventus procura estender a série de vitórias consecutivas deste arranque de época.

Domingo, 19.45 Barcelona-Girona, Eleven Sports 1

Num dérbi catalão que tem estado em destaque nos media pelo palco do jogo da segunda volta - o Girona-Barcelona foi a partida escolhida por LaLiga para dar início à estratégia de exportação para território norte-americano, em Miami, a 27 de janeiro, numa decisão que levantou polémica e foi esta sexta-feira vetada pela federação espanhola -, o Barça de Ernesto Valverde procura estender o arranque 100% vitorioso que lhe vale já a liderança isolada, frente a um surpreendente Girona que engloba o grupo dos terceiros classificados da liga nesta altura. O avançado uruguaio Stuani tem-se destacado com golos na equipa treinada pelo ex-jogador culé Eusebio Sacristán, que volta a Camp Nou para defrontar um Barça que marcou 11 golos nos dois primeiros jogos do campeonato em casa.

Segunda-feira, 20.15 Sp. Braga-Sporting, SportTV1

Jogo grande da quinta jornada da Liga portuguesa, a fechar a ronda na noite de segunda-feira. Dois dos três líderes da prova à entrada para este fim-de-semana, Sp. Braga e Sporting defrontam-se no Minho num jogo de histórias cruzadas: Abel reencontra o clube por onde passou como jogador e no qual começou a ser treinador, José Peseiro volta a um local onde já trabalhou por duas vezes e vários jogadores defrontam um adversário cujas cores já defenderam (Battaglia, Jefferson, André Pinto, Wilson Eduardo, Ricardo Esgaio...). Para o leão de José Peseiro, que tem conseguido reagrupar com vitórias os cacos de um defeso atípico, a visita a Braga é o mais exigente teste até aqui.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG