Joaquín marca três golos e bate recorde de Di Stéfano

Aos 38 anos e 140 dias, o extremo tornou-se no jogador mais velho de sempre na Liga espanhola a fazer um hat trick. E o curioso é que foi o primeiro da sua longa carreira...

O extremo Joaquín tem 38 anos e 140 dias e uma carreira ao mais alto nível que começou no ano 2000 ao serviço do Betis, clube de Sevilha onde se formou e onde se encontra agora para encerrar a carreira, depois de passar por Valência, Málaga e Fiorentina.

Mas este domingo entrou para a história do futebol espanhol ao fazer o primeiro hat trick da sua longa carreira na vitória dos béticos, em casa, diante do Athletic Bilbau, por 3-2. Mas foram três golos especiais por terem sido marcados em apenas 18 minutos, mas sobretudo porque lhe permitiu fazer história ao tornar-se no mais velho jogador a alcançar tal proeza no principal campeonato de Espanha.

A proeza de Joaquín é ainda mais sensacional se dissermos que ultrapassou o mítico Alfredo Di Stéfano, que era o mais velho de sempre a fazer três golos num jogo quando, em 1964, tinha 37 anos e 255 dias.

E isto numa semana em que se tornou no jogador em atividade com mais partidas realizadas na Liga espanhola. São até agora 533 jogos, estando apenas atrás dos já retirados Andoni Zubizarreta (622), Raúl (550), Eusebio Sacristán (543) e Paco Buyo (542). Ou seja, o mais provável é que termine esta época como segundo jogador com mais jogos de sempre...

"É o primeiro hat trick da minha vida. Não creio que o volte a repetir, pois nunca fui um grande goleador", começou por dizer após a partida, admitindo que "fazer três golos frente a um adversário tão importante é caso para estar orgulhoso". "Na minha idade não é fácil consegui-lo e por isso levo a bola para casa como recordação", acrescentou o jogador 51 vezes internacional espanhol.

Em Sevilha já se fala que Joaquín, que termina contrato com o Betis em junho de 2020, irá renovar contrato por mais uma época, pelo que deverá continuar a jogar ao mais alto nível até perto dos 40 anos, que irá completar a 21 de junho de 2021.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG