30 julho 2018 às 09h21

João Filipe entrou em campo com Cristiano Ronaldo aos nove anos

A estrela dos campeões da Europa de sub-19 teve o primeiro momento de notoriedade num Portugal-Polónia, em 2007

DN

João Filipe foi uma das estrelas da seleção nacional de sub-19, que este domingo conquistou o título de campeão da Europa da categoria, ao vencer na final a Itália, por 4-3, após prolongamento.

Poucas horas depois dos festejos, surgiu nas redes sociais uma foto onde o número 7 campeão da Europa de sub-19 foi fotografado com Cristiano Ronaldo, o número 7 campeão da seleção A, pela qual também se sagrou campeão europeu, em 2016...

João Filipe, ou Jota como também é conhecido, tinha apenas nove anos e foi um dos escolhidos para entrar no relvado do Estádio da Luz com CR7, num Portugal-Polónia, de apuramento para o Euro 2008.

Essa partida, realizada a 8 de setembro de 2007, que terminou empatada a duas bolas, coincidiu praticamente com o início do percurso de João Filipe no futebol, pois tinha entrado poucos meses antes nas escolinhas do Benfica, onde iniciou todo o percurso na formação, que o levou às seleções nacionais, pelas quais já se tinha sagrado campeão da Europa no escalão de sub-17, há dois anos no Azerbaijão.

Na época passada, João Filipe sagrou-se campeão nacional de juniores pelo Benfica, tendo apenas jogado a fase final, uma vez que esteve toda a temporada a jogar pela equipa B dos encarnados, na II Liga. Na nova época, o melhor marcador do Euro de sub-19, em igualdade com Francisco Trincão, deverá voltar a integrar a segunda equipa do Benfica, embora deva treinar muitas vezes com a equipa principal, às ordens de Rui Vitória, onde já estão Gedson Fernandes e João Félix, jogadores da mesma geração que Jota.