Portugal medalha de ouro no futsal feminino nos Olímpicos da Juventude

Fifó foi a figura do jogo, ao apontar os quatro golos da equipa portuguesa. É a terceira medalha nacional no evento, primeira de ouro

A seleção portuguesa de futsal feminino sagrou-se esta quarta-feira campeã olímpica nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, que se disputam em Buenos Aires, na Argentina. A equipa das quinas venceu o Japão, por 4-1. Ana Gonçalves, conhecida por Fifó, foi mais uma vez a figura do encontro ao apontar todos os golos portugueses.

Portugal entrou a vencer no encontro, com Fifó a marcar logo aos 8 segundos do encontro. Marcou novamente por volta dos 10' e dos 15'. Ao intervalo a vantagem de três golos mostrava a superioridade portuguesa e a equipa orientada por Luís Conceição começou a segunda parte tal como a primeira: com um golo de Fifó, desta vez logo ao segundo minuto. As japonesas, através de Yamakawa, reduziram para 4-1 poucos segundos depois.

A equipa portuguesa controlou o resultado até final e conquistou a primeira medalha de ouro para Portugal nestes Jogos Olímpicos da Juventude 2018, mas a terceira medalha no total, depois da prata da seleção nacional masculina de andebol de praia, e da também medalha de prata de Alexandre Montez no triatlo.

Melhor marcadora do torneio olímpico de futsal feminino, com 21 golos, Fifó mostrou-se "muito feliz por contribuir com golos" para uma conquista inédita e disse sentir "um orgulho inexplicável", a que junta "a sensação de dever cumprido".

Sobre a pontaria que a notibilizou em terra argentinas, foi taxativa. "Estou orgulhosa da minha prestação e do trabalho das minhas colegas. Todas fizemos grandes sacrifícios para chegarmos até aqui e vencermos tudo. O prémio de Melhor Marcadora é de toda a equipa", referiu em declarações ao site da FPF.

Portugal ganhou todos os jogos disputados. Na fase de grupos, derrotou o Chile (15-2), a República Dominicana (14-0), os Camarões (6-0) e o Japão (2-0), para depois, nas meias-finais, ganhar à Bolívia por 16-2.

Ricardinho também fez questão de assinalar o momento nas redes sociais.

Ler mais

Exclusivos