Três penáltis. Sporting perde em noite de pesadelo para Coates (veja os lances)
O treinador do Rio Ave tinha prometido ir a Alvalade disputar o jogo e ter bola e conseguiu-o perante alguma passividade do Sporting em certos momentos. O triunfo por 3-2 é merecido pela atitude e pelo futebol mostrado. Os vila-condenses tiveram mais posse de bola e foram sempre uma equipa perigosa no ataque. Que o diga Coates. O central uruguaio teve um a noite para esquecer. Acabou o jogo expulso depois de fazer três grandes penalidades sobre Mehdi Taremi.
A equipa de Vila do Conde chegou à vantagem aos seis minutos, numa penalidade cometida por Coates sobre Taremi e convertida por Filipe Augusto. Depois foi a vez do capitão Bruno Fernandes - imune aos rumores de saída para o Real Madrid - tirou mais um coelho da cartola e empatou o jogo com um grande remate aos 20 minutos
A última meia hora da primeira parte foi a melhor fase do jogo para os leões, que criaram alguns lances de muito perigo junto à baliza do Rio Ave, aos 25, 29 e 45 minutos, mas a equipa do Rio Ave nunca deixou de ser atrevido e foi com alguma justiça que as equipas foram para o intervalo empatadas.
No regresso Luiz Phellype (53') deu a volta ao marcador. O avançado que chegou a Alvalade como suplente de Bas Dost (saiu para o Eintracht Frankfurt) e demorou a convencer os adeptos, tem sido aposta segura de Keizer e tem correspondido. Nesta temporada, em quatro jogos jogos, o brasileiro marcou dois golos e fez uma assistência.
Depois o Sporting baixou as linhas e passou a querer gerir o 2-1, perante um Rio Ave bem estruturado, com bons jogadores e sem receio de jogar cara a cara. E numa altura em que o jogo parecia caminhar para mais um triunfo sofrido dos leões o jogo transformou-se num verdadeiro pesadelo para a equipa lisboeta, com mais duas penalidades para os visitantes, que deram nova volta ao marcador. Aos 83 minutos Taremi volta a entrar em ação e obriga Coates a cometer nova grande penalidade, desta vez transformada por Ronan (86).
Com o resultados em 2-2 Acuña teve o 3-2 na cabeça, mas acertou no poste! Um falhanço que viria a ser fatal, já que logo os leões sofreriam novo penálti. Mais uma vez Taremi e passar por Coates, que recorre à falta para o derrubar. Desta vez o uruguaio acaba expulso e Filipe Augusto volta a bater Renan e faz o 3-2 final (90'+1').
A derrota do Sporting deixa os leões no terceiro lugar do campeonato com sete pontos, menos três do que o agora comandante isolado Famalicão, enquanto os vila-condenses sobem ao sétimo posto com seis pontos, mas contam menos um jogo.
À atenção de Keizer. Esta época o Sporting sofreu golos em todos os jogos. Desde a pré-época até ao jogo com o Rio Ave (3-2) a equipa leonina tinha sofrido golos com o FC Rapperswil-Jona (2-1), o St. Gallen (2-2), o Estoril (1-0), o Brugge (2-2), o Liverpool (2-2), o Valência (2-1), o Benfica (5-0), o Marítimo (1-1) e Portimonense (3-1).
FIGURA (S)
Coates-Taremi. Se um cometeu três grandes penalidades, o outro soube arrancá-las. Taremi foi uma verdadeira dor de cabeça para o defesa central, que entrou muito mal (cometeu uma grande penalidade aos quatro minutos), pior ficou quando aos 83 coemteu nova falta da área... e saiu ainda pior - cometeu novo penálti aos 90'. Coates acabou expulso e com um jogo para recordar pela negativa. Quanto a Taremi saiu do jogo sem golos, mas com três penáltis sacados.
FICHA DE JOGO
Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Sporting - Rio Ave, 2-3. 0-1, Filipe Augusto, 06 minutos (grande penalidade); 1-1, Bruno Fernandes, 20;2-1, Luiz Phellype, 53; 2-2, Ronan David, 86 (grande penalidade); 2-3, Filipe Augusto, 90+1 (grande penalidade).
Equipas:
Sporting: Renan Ribeiro, Thierry Correia, Coates, Mathieu, Acuña (Gonzalo Plata, 90+1), Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha, Vietto (Borja, 79) e Luiz Phellype.
Treinador: Marcel Keizer.
Rio Ave: Kieszek, Nelson Monte, Borevkovic, Aderlan Santos, Matheus Reis, Tarantini (Jambor, 76), Filipe Augusto, Nuno Santos (Carlos Mané, 68), Diego Lopes, Bruno Moreira (Ronan David, 79) e Mehdi Taremi.
Treinador: Carlos Carvalhal.
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Coates (04 e 89), Filipe Augusto (18) e Matheus Reis (56). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Coates (89).
Assistência: 37942 espetadores.
Veja aqui o resumo e os golos