Telma Monteiro eliminada pela vice-campeã mundial

A judoca portuguesa foi este sábado eliminada nos Mundiais que decorrem em Baku, ao perder por ippon com a vice-campeã mundial e número dois do ranking, a japonesa Tsukasa Yoshida.

No terceiro combate que realizou nos -57 kg, Telma Monteiro, quatro vezes vice-campeã mundial, perdeu na luta no solo, com Yoshida a conseguir imobilizar a portuguesa a pouco mais de dois minutos para o final do tempo regulamentar.

Telma Monteiro, que tinha vencido nos dois combates disputados a jordana Hadeel Elalmi e a chinesa Wen Zhang, por ippon e waza ari, respetivamente, termina os Mundiais em nono lugar.

A portuguesa, que conta também com o bronze nos Jogos Olímpicos do Rio2016 e outra medalha de bronze em Mundiais, em 2005, pagou a dificuldade do sorteio, num momento da carreira em que é apenas 16.ª do ranking mundial.

O quadro não favorecia Telma Monteiro, que, inevitavelmente -- se vencesse nas primeiras rondas -, encontraria uma das grandes favoritas numa fase que não lhe permitiria sequer chegar à repescagem.

Assim, com Yoshida pelo caminho, Telma deixava de ser favorita para estar praticamente em 'pé de igualdade' com japonesa, num combate em que a portuguesa deu boa réplica no início, mas acabou por ceder no chão.

Num primeiro momento, a portuguesa aguentou a pega de Yoshida segurando também a perna da vice-campeã mundial, mas a partir instante em que a nipónica se conseguiu soltar, foi esperar os segundos do cronómetro até marcar ippon, por imobilização.

Este foi o terceiro combate em que Telma Monteiro encontrou a japonesa. Telma tem agora duas derrotas com Yoshida e uma vitória, quando em 2015 a venceu nas meias-finais do Grand Slam de Paris, competição em que conquistaria o ouro.

Este sábado, competiram também em Baku Jorge Fernandes e Nuno Saraiva, ambos na categoria de -73 kg, com o primeiro a perder com o sul-coreano Ahn Joonsung, por ippon, e o segundo a fazer dois combates.

Nuno Saraiva teve uma boa estreia, ao vencer o campeão olímpico, o italiano Fabio basile, por ippon, mas perdeu no segundo duelo, com o mongol Tsend-Ochir Tsogtbaatar, por waza ari.

Portugal, que se apresenta na capital do Azerbaijão com uma delegação de 15 judocas, terá Anri Egutidze em competição no domingo, nos -81 kg.

Nos primeiros dias do campeonato, que teve início na quinta-feira e termina na próxima quarta-feira, destaque para o quinto lugar de Catarina Costa, que perdeu apenas na luta pela medalha de bronze, nos -48 kg.

Ler mais

Exclusivos

Premium

adoção

Técnicos e juízes receiam ataques pelas suas decisões

É procurador no Tribunal de Cascais há 25 anos. Escolheu sempre a área de família e menores. Hoje ainda se choca com o facto de ser uma das áreas da sociedade em que não se investe muito, quer em meios quer em estratégia. Por isso, defende que ainda há situações em que o Estado deveria intervir, outras que deveriam mudar. Tudo pelo superior interesse da criança.