Inês Henriques: "Estou a fazer história"

Atleta portuguesa de 38 anos, coroada campeã europeia de 50 quilómetros marcha esta terça-feira, reagiu à vitória e aponta a novos objetivos

"Inicialmente foi fácil, mas tive de gerir muito bem a vantagem nos últimos 15km, fazer o melhor possível. Na parte final estava a fazer 5.30 por km, mas consegui, estou muito satisfeita por isso", começou por analisar Inês Henriques, em declarações à Sport TV, logo após ter cortado a meta da prova de 50 quilómetros de marcha nos Europeus de Berlim, na qual viria a sagrar-se campeã.

"Foi uma conquista para mim e outras mulheres conseguirmos ter esta prova aqui, agora vamos tentar os Olímpicos. Os 50km são uma prova de resistência. No ano passado, depois de muitos anos de trabalho, apareceu a minha oportunidade. Estou a fazer história e a provar que conseguimos fazer a prova com grande qualidade. Ser aos 38 anos é bom, mas ainda tenho coragem para continuar e fazer coisas mais bonitas", acrescentou, radiante.

A marchadora de Rio Maior dedicou à sua cidade. "Estavam cá presidente da câmara e do centro de estágio, simbolizando que este é o trabalho de uma equipa. A força do trabalho é que conseguiu este titulo, esperamos conseguir mais", vincou, assumindo que o resto do ano vai servir para descansar, mas com novos objetivos já em ponto de mira: "Agora é desfrutar, recuperar e para o ano estar em mais um Mundial para a luta."

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Estou a torcer por Rio apesar do teimoso Rui

Meu Deus, eu, de esquerda, e só me faltava esta: sofrer pelo PSD... É um problema que se agrava. Antigamente confrontava-me com a fria ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, e agora vejo a clarividente e humana comentadora Manuela Ferreira Leite... Pacheco Pereira, um herói na cruzada anti-Sócrates, a voz mais clarividente sobre a tragédia da troika passista... tornou-se uma bússola! Quanto não desejei que Rangel tivesse ganho a Passos naquele congresso trágico para o país?!... Pudesse eu escolher para líder a seguir a Rio, apostava tudo em Moreira da Silva ou José Eduardo Martins... O PSD tomou conta dos meus pesadelos! Precisarei de ajuda...?