Argentina de luto pela morte de herói do último título mundial
O antigo futebolista José Luis Brown, campeão mundial pela Argentina em 1986, morreu aos 62 anos, vítima de doença de Alzheimer, anunciou esta segunda-feira o Estudiantes de La Plata, clube do qual era um dos maiores símbolos.
"Este é um dia de grande tristeza para a família albirroja. O nosso guerreiro José Luis Brown deixou-nos. A sua memória e o seu amor ao clube permanecerão para sempre", indica a conta oficial no Twitter do Estudiantes de La Plata, que o antigo defesa representou durante oito anos.
Brown foi o autor do primeiro golo na final do Campeonato do Mundo de 1986 - o único que o defesa marcou em 36 internacionalizações -, frente à República Federal da Alemanha (RFA), que a Argentina ganhou por 3-2, no Estádio Azteca, na Cidade do México.
O grande jogador daquela seleção, Diego Maradona, também fez questão de recordar o antigo companheiro. "Sem José Luis Brown nunca teríamos vencido o Mundial em 1986", escreveu nas redes sociais aquele que foi considerado o melhor futebolista do México 86.
No decorrer dessa final, Brown deslocou o ombro direito, mas acabou por não ser substituído, uma decisão heróica tomada pelo próprio jogador. "Disse ao médico: 'Nem pense em tirar-me'. Mordi a camisola, fiz um buraco, pus um dedo lá dentro e continuei a jogar. Passei por um milhão de coisas difíceis. Ia deixar de jogar uma final de um Mundial por causa do ombro? Só se fosse louco", revelou o defesa alguns anos depois.
Recorde aqui o golos da final do Mundial de 1986: